TV Câmara – Projeto Herta: Juntos pela Vida aborda questões de prevenção e tratamento do câncer

por Tatiane Souza última modificação 26/04/2019 19h22
26/04/2019 – A prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer abordados sob o viés do humor, por meio de uma proposta social que engloba espetáculo teatral, palestras e oficinas. Esse é o objetivo do projeto Herta – Juntos pela Vida, uma parceria da ONG Juntos pela Vida, da produtora Curto Arte, com o Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet. O assunto foi tema do programa Vitalidade desta semana, no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, e também disponível no Youtube e Facebook do canal institucional. As informações foram trazidas pelo ator Carlos Alberto Klein, o Betinho, que interpreta a personagem Herta, e o médico Carlos Antonello, cirurgião geral e oncológico.
TV Câmara – Projeto Herta: Juntos pela Vida aborda questões de prevenção e tratamento do câncer

Foto: Kassiane Michel/CMNH

“Inscrevemos o projeto na Lei de Incentivo à Cultural (Lei Rouanet) e estamos na fase de captação. Isso significa que só podemos iniciar quando captarmos 20% e, agora, atingimos esse valor. Ele é destinado a toda a comunidade e às Ligas Femininas de Combate ao Câncer da região do Sinos. Neste primeiro momento, estamos realizando uma ampla pesquisa para escrever o roteiro e, após, transformá-lo em espetáculo. Também buscaremos os jovens de ensino médio para palestras que serão mais um bate-papo, um momento para debater questões importantes e tirar dúvidas. Elas vão acontecer em oito municípios da região. O projeto também envolve oficinas de teatro, que eu vou ministrar, de forma básica, mas ricas em informações. Vamos trazer os voluntários das ligas e pessoas que tenham ou tiveram casos de câncer. Em algum momento, eles também vão participar do espetáculo, junto aos demais atores e à Herta”, detalhou Betinho. 

Antonello destacou que um dos objetivos principais do projeto é desmitificar diversos assuntos relacionados ao câncer, trabalhar a informação e explicar que a doença não é o final, mas uma etapa que pode ser vencida e amenizada. “A pessoa que tem câncer não precisa parar de viver. Câncer tem cura e aí está a importância do diagnóstico precoce. A vida continua”, informou, dizendo que a doença não é uma sentença e que o assunto pode ser trabalho, pelo humor, de forma mais leve. 

O especialista falou ainda sobre a necessidade de levar o tema para ser debatido com os adolescentes e salientou que a informação é fundamental para auxiliar na prevenção de novos casos da doença. “Sabe-se que o câncer tem grande relação com os nossos hábitos de vida. Dessa maneira, se realizarmos ações mais saudáveis, como atividade física, alimentação adequada e exposição ao sol consciente, seguramente já notaremos diferença em longo prazo", afirma o especialista, que atende em Novo Hamburgo e é referência para os pacientes das Ligas de Combate ao Câncer da região. Antonello apontou que o álcool, o tabagismo e drogas como maconha e cocaína potencializam diversos tipos de câncer. 

Durante a entrevista ao Vitalidade, o médico, que é presidente da , frisou ainda as ações realizadas pela organização. “Ela leva tratamento médico para os que aguardam na fila do SUS. Em 2018, foram 955 atendimentos aqui nas cinco cidades da região, em especialidades como dermatologia, otorrinolaringologia e cardiologia. Pacientes que estavam na fila há três, cinco e dez anos aguardando atendimento especializado”, contou. 

O espetáculo Herta – Juntos pela Vida será lançado durante as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul nas cidades de Campo Bom, Dois Irmãos e Novo Hamburgo.

Saiba mais sobre a personagem Herta Klein.

Assista ao programa na íntegra:

Vitalidade

Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas 

registrado em: