TV Câmara – Médico e vereador, Raul Cassel fala sobre a situação do coronavírus em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 07/05/2020 16h16
07/05/2020 – Clínico geral e médico de segurança do trabalho e do trânsito, o vereador Raul Cassel (MDB) destacou no Dicas de Vitalidade, que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e nas mídias sociais da emissora, a situação do novo coronavírus em Novo Hamburgo. Ele falou sobre como a fase inicial de confinamento contribuiu para que a curva de contágio tenha se mantido estável, destacou os grupos mais suscetíveis à Covid-19, abordou temas como a volta gradual às atividades e a alta procura pela vacinação contra a influenza e a gripe A este ano e salientou a importância de uma boa gestão para o combate à proliferação do vírus.
TV Câmara – Médico e vereador, Raul Cassel fala sobre a situação do coronavírus em Novo Hamburgo

Foto: Arquivo/CMNH

O programa completo está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e também no Youtube.com/TVCamaraNH.

Cassel apontou que, passada a fase inicial de isolamento social, que durou cerca de um mês, e uma curva de infectados com crescimento razoavelmente lenta, as atividades começam a retornar de forma gradual. “A cidade assumiu um comportamento preventivo. As instituições de saúde se preparam para enfrentar o novo vírus. Temos de pensar a saúde como um todo. Além da Covid, as outras doenças continuam acontecendo e isso, por si só, já mantinha a nossa estrutura no limite”, disse o médico durante o programa. Ele citou a importância das obras e adequações que estão sendo realizadas pelos três hospitais da cidade – Municipal, Regina e Unimed – para enfrentar este momento de crise. 

O profissional salientou que as atividades não estão todas liberadas e que ainda é fundamental evitar aglomerações. “Mesmo com a volta gradativa ao trabalho, os grupos de risco, pacientes oncológicos, portadores de doenças graves, imunidade comprometida, diabéticos, hipertensos descompensados, com mais de 60 anos, devem ainda manter esse perfil de confinamento. E, nesse sentido, destaco a importância de as famílias se engajarem nesta causa”, refletiu. 

Raul Cassel enfatizou ainda que a liberação progressiva é feita mediante regramento municipal. “E começa desde o momento de sair de casa, o uso correto e obrigatório de máscara higienizada para evitar contaminações. Cuidados redobrados no comércio, farmácias, transporte público e manter distanciamento entre as pessoas também são determinações que devem ser cumpridas." 

No decorrer do Vitalidade, o médico falou que o tratamento contra o novo coronavírus ainda é bastante discutível. Ele citou que a hidroxicloroquina e a azitromicina têm sido usadas em alguns casos, com a aprovação da família, apesar de não serem medicações específicas e com eficácia garantida contra a Covid-19. 

Ainda foram assuntos do programa a importância da vacinação contra a influenza e a gripe A, o ciclo do novo coronavírus até a sua cura e a testagem para o diagnóstico das pessoas infectadas. “Somos um país muito grande e a doença avança de forma muito diferente dentro das regiões. O Rio Grande do Sul tem uma realidade diferente de Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Os meses de maio e junho serão determinantes para a evolução da doença em nosso estado. Por isso, a necessidade de se preservar”, apontou.

No final do programa, Cassel falou sobre como as lideranças políticas estão se posicionando frente à situação e citou Portugal como exemplo de enfrentamento da crise.

Confira o programa na íntegra:

Vitalidade 

O programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

registrado em: , ,