TV Câmara – Mastologista explica a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

por Tatiane Souza última modificação 12/11/2018 21h19
1º/11/2018 – Para o Brasil, estima-se quase 120 mil casos novos de câncer de mama para cada o biênio 2018-2019. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de neoplasia é a mais frequente entre as mulheres da região sul: 73,7 casos a cada 100 mil habitantes. A doença pode ser percebida em fases iniciais e, quanto mais cedo diagnosticada, maiores as chances de cura. Para falar sobre as ações realizadas durante o Outubro Rosa, participou do programa Vitalidade a médica mastologista Gabriela Santos, que atende em Novo Hamburgo e é responsável pela coordenação do Grupo de Apoio Vida Rosa.

Gabriela trouxe importantes esclarecimentos sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e os tipos de tratamento da doença. Ela também explicou como atua e quais as ações desenvolvidas pelo Vida Rosa. Dentre outros assuntos, a médica enumerou os principais sinais que as mulheres devem observar durante o autoexame e apontou as diferenças entre nódulos e microcalcificações, a idade a partir da qual é recomendado fazer a mamografia e quais são os principais fatores de risco.

Assista ao programa Vitalidade na íntegra:

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pelas jornalistas Maíra Kiefer e Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas Vitalidade.

registrado em: