TV Câmara – Especialista explica por que o sorriso reflete indicadores sociais

por Tatiane Souza última modificação 12/04/2019 19h16
12/04/2019 – A saúde bucal do brasileiro foi o tema do Vitalidade exibido esta semana pela TV Câmara, canal 16 da Net. A coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Feevale, Annie Pozeczek Koltermann Saccol, elencou os principais problemas em cada fase da vida e destacou a importância de manter dentes e gengivas saudáveis. Segundo ela, o sorriso reflete diversos indicadores sociais. “A perda dentária e as sequelas das doenças bucais estão associados a baixos níveis de escolaridade e de renda e ao mínimo acesso aos serviços de saúde”, explica.
TV Câmara – Especialista explica por que o sorriso reflete indicadores sociais

Foto: Thanise Melo/CMNH

A entrevistada, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), destaca ainda que há uma falha no acesso ao sistema de saúde bucal no Brasil. “Onze por cento da população brasileira nunca visitou um dentista. Os indicadores são assustadores em um país que possui a maior relação entre o número de cirurgião-dentista para cada habitante”, disse. 

O programa, que também pode ser assistido no Facebook.com/TVCamaraNH ou pelo Youtube.com/TVCamaraNH, traz uma série de dicas sobre a saúde dos dentes e da gengiva das gestantes, bebês, crianças, adultos e idosos. Annie fala sobre bruxismo, gengivite, cáries, tártaro, mau hálito, clareamento, troca de dentição e uso de próteses pelos idosos, com enfoque especial para a higienização. Para finalizar, a especialista enfatiza o grande segredo da saúde bucal: escovação três vezes ao dia, com pasta fluoretada, e uso diário de fio dental.

Assista ao programa na íntegra:

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos programas.

registrado em: