TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19

por Tatiane Souza última modificação 27/05/2020 15h10
27/05/2020 – Já está no ar o programa Vitalidade, da TV Câmara NH, que traz esclarecimentos sobre os impactos psicológicos oriundos das mudanças na rotina devido à pandemia. A entrevista ocorreu via internet com a psicóloga Carmem Giongo. A especialista destacou a importância do isolamento social como medida para conter a proliferação do novo coronavírus e falou sobre a necessidade de os governos pensarem políticas públicas relacionadas à saúde mental. Carmem tem pós-doutorado em psicologia social e institucional e em antropologia. Além disso, é professora da Universidade Feevale.
TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19

Foto: Maíra Kiefer

O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e está disponível também no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH

A psicóloga defende a necessidade de considerar as particularidades de cada indivíduo e de cada núcleo familiar para entender como a pandemia impacta as diferentes realidades. Ela explica que existe uma complexidade e uma desigualdade muito grande nos modos de vida da população, principalmente a brasileira. A pandemia e a vivência do isolamento social, segundo ela, atinge as pessoas de diferentes formas. “Uma coisa é falar sobre o impacto psicológico para as famílias que estão em teletrabalho. Famílias que estão tendo que dar conta de seus trabalhos laborais e também da educação dos filhos. Outra situação é falarmos sobre os profissionais que estão na linha de frente, que não deixaram suas atividades presenciais e que estão atendendo outras pessoas, seja em hospitais, farmácias, supermercados etc.”, destaca.

Carmem Giongo explica por que e como o isolamento social pode afetar negativamente quem já lidava anteriormente com problemas psicológicos, como a síndrome do pânico, ansiedade e depressão. Além disso, ela destaca como o uso exagerado de ferramentas tecnológicas como o WhatsApp e outras formas de interação agem sobre a nova rotina – de forma positiva e negativa.

Confira a entrevista na íntegra:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

registrado em: ,