TV Câmara – Endocrinologista explica as consequências dos excessos alimentares para a saúde

por Daniele Silva última modificação 13/05/2020 20h07
08/05/2020 – No Vitalidade desta semana, a endocrinologista e metabologista Bruna Nogueira Würdig fala sobre excessos alimentares e o aumento da ingestão de bebida alcoólica, principalmente durante o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. A médica também explica os prejuízos que isso traz ao corpo humano.
TV Câmara – Endocrinologista explica as consequências dos excessos alimentares para a saúde

Foto: Kassiane Michel/CMNH

A entrevista foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 5. O programa completo está disponível no facebook.com/tvcamaranh e também no youtube.com/tvcamaranh.

A médica esclarece que, apesar de distúrbios alimentares serem comuns em qualquer época, fatores como estresse e ansiedade podem aumentar a incidência de casos neste período de isolamento social. “O que oriento as pessoas é que criem uma rotina, mesmo que não seja igual à rotina de quando estão trabalhando, com horário para dormir, para comer e para se exercitar”, explica. Ela destaca que meia hora de atividades físicas por dia já é o suficiente.

Bruna aborda ainda o efeito das redes sociais na saúde mental. Por exemplo, quando promovem padrões de beleza que podem desencadear comportamentos como a ingestão em excesso de alimentos e bebidas alcoólicas. “O que sempre esclareço é que aquela blogueira com o corpo perfeito não necessariamente é saudável”, afirma. A endocrinologista destaca também os perigos da comparação com pessoas na internet, que pode causar diversos danos psicológicos e contribuir para o desenvolvimento de distúrbios alimentares.

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

 *Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

registrado em: ,