TV Câmara – Dentista fala sobre saúde bucal dos brasileiros

por Maíra Kiefer última modificação 14/04/2022 17h22
14/04/2022 – Saúde bucal da população brasileira é o tema do programa Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora. A cirurgiã dentista Gabriela Nascimento deu importantes dicas sobre como manter a boca e os dentes limpos e saudáveis. Além disso, ela discorreu sobre os principais problemas odontológicos que afetam a população e destacou como preveni-los.
TV Câmara – Dentista fala sobre saúde bucal dos brasileiros

Crédito: Lucas Mallmann

Gabriela explica que os hábitos diários de higienização, como escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental, são os mais importantes para uma saúde bucal de qualidade. “O enxaguante pode ajudar, mas ele não vai fazer grande diferença se a escovação e o fio não forem efetivos”, pontua. Ela também fala sobre a importância de ir ao dentista de seis em seis meses para que seja realizada a prevenção de problemas.

Segundo a especialista, a cárie e a periodontite são as principais doenças que acometem as pessoas, sendo a periodontite a maior causa de perdas dentárias e extração no país. Gabriela salienta que a doença tem cura, ainda mais se identificada precocemente, mas que demanda um tratamento extenso e contínuo.

A cirurgiã dentista também destaca que problemas com a saúde bucal ainda são muito comuns tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil. Ela relata casos de pacientes que aos 15 anos extraíram todos os dentes e colocaram uma chapa, pois era mais fácil do que realizar o tratamento. “Essas situações são ainda mais comuns em locais onde vivem pessoas com poucos recursos”, afirma.

A profissional pontua que quando se fala em saúde bocal não se trata apenas de dentes e gengiva. “Em uma consulta de rotina, por exemplo, pode ocorrer o diagnóstico e prevenção da progressão de um câncer bucal. Ao menor sinal de desconforto ou detecção de alguma anomalia bucal, procure um dentista. É extremamente importante a detecção de problemas precocemente para que seja traçado um plano de tratamento e assim obter uma maior qualidade nos resultados”, reforçou.

No decorrer do programa, a dentista fala ainda sobre o surgimento de placas, tártaros, o uso de aparelhos e implantes dentários, além de destacar que os cuidados com a boca, gengivas, língua e dentes deve começar desde pequeno.

Vitalidade
No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na comunicação da Câmara.

Para mais informações, assista ao programa na íntegra:

registrado em: