TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano

por Tatiane Souza última modificação 21/02/2020 19h37
21/02/2020 – O programa Vitalidade desta semana teve como tema a tireoide, uma importante glândula do nosso corpo, que tem formato de borboleta e está localizada no pescoço. Ela produz hormônios que são levados pelo sangue a órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, onde regulam o metabolismo. Quando a tireoide esta desregulada, o corpo também entra em desequilíbrio. A entrevista foi com o médico endocrinologista Dr. Eduardo Guimarães Camargo, que também é professor da Universidade Feevale.
TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano

Foto: Daniele Souza/CMNH

A entrevista foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 18. O programa completo está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e também no Youtube.com/TVCamaraNH. 

Como Camargo explicou, a tireoide é a responsável pela produção de hormônios que funcionam como um combustível para as células, ou seja, a glândula é essencial para que o corpo como um todo funcione adequadamente. “A tireoide produz essencialmente dois hormônios: o T3 e o T4”, destacou. 

O endocrinologista também falou sobre as principais doenças de tireoide que são hipotireoidismo e hipertireoidismo, associadas a quantidade de hormônio produzido, e bócios e nódulos, que atingem o formato da glândula, não necessariamente afetando seu funcionamento. Camargo também trouxe mais informações sobre o câncer de tireoide e seu tratamento.

A incidência de patologias relacionadas à tireoide vem aumentando. As causas são relacionadas a diversos fatores, entre eles, Camargo destacou os índices de iodo no organismo, que, tanto em excesso quanto em falta, podem afetar a saúde, já que a tireoide produz seus hormônios a partir desse elemento. A doença tem prevalência em mulheres entre 30 e 50 anos, mas podem atingir também outros grupos. 

Para saber mais sobre os sintomas e os tratamentos dessas doenças, confira a entrevista na íntegra:

 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Vitalidade

registrado em: