Terceira sessão do Vereador Mirim ocorre na próxima terça-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/10/2019 18h12
24/10/2019 – Após uma série de etapas preparatórias, a terceira edição do Projeto Vereador Mirim chega a seu momento mais importante na próxima terça-feira, 29. Os 14 representantes eleitos entre estudantes de sete escolas municipais ocuparão as bancadas do Plenário da Câmara em uma sessão exclusiva, na qual apresentarão e defenderão propostas de melhorias para suas comunidades, seus bairros e para a cidade. No mesmo formato de uma reunião ordinária do Legislativo, a atividade terá início às 14h. A Câmara de Novo Hamburgo está situada na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.
Terceira sessão do Vereador Mirim ocorre na próxima terça-feira

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Comporão o plenário dois representantes eleitos por cada uma das sete instituições de ensino que aderiram ao projeto este ano. Como as escolas também escolheram um suplente, coube a cada trio elaborar conjuntamente duas proposições. Ao todo, foram apresentadas seis indicações, quatro requerimentos, duas moções e dois pedidos de providências, matérias que serão debatidas e defendidas pelos autores. Os trabalhos serão conduzidos por uma mesa diretora eleita pelos próprios vereadores mirins durante simulação realizada na última semana. Um novo ensaio ainda está previsto para a véspera da sessão. Instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, o projeto é organizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Saiba mais:

- Comunidades escolares de sete instituições elegem seus vereadores mirins

- Câmara de Novo Hamburgo empossa sua terceira legislatura mirim

- Alunos do Projeto Vereador Mirim participam de oficina para elaboração de proposições

- Oficina indica classificação das proposições dos vereadores mirins

Etapas do projeto

Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para formatar seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.

Diplomados durante sessão ordinária, os vereadores mirins participaram de oficinas, nas quais receberam orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Um último ensaio está previsto para a véspera da terceira Sessão do Vereador Mirim, que ocorre no dia 29 de outubro. O projeto ainda contará com uma atividade final, marcada para o dia 4 de dezembro, que permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.

 

Vereadores titulares:

- EMEF Bento Gonçalves

Ana Cláudia Krause Oliveira

Marcelo Pavani

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Esdra Kamily da Silva de Vargas

Thiago Marques

- EMEF Machado de Assis

Ayman Moraes Porto Lazzarotto

Maria Clara Schmitt de Souza

- EMEF Monteiro Lobato

Beatriz Huhn da Silva

Maria Eduarda Mello Cardoso

- EMEF Padre Reus

Matheus Loha de Oliveira Ramires

Vitória Correa de Andrade

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Balduíno Vogel Rodrigues

Vitória Natália dos Passos

- EMEF Senador Salgado Filho

Diana Henicka de Carvalho

Eduarda Simon da Silva

 

Suplentes:

Amanda Freitas Bueno (EMEF Padre Reus)

Guilherme Gomes de Oliveira (EMEF Machado de Assis)

Helen Blank Brum (EMEF Senador Salgado Filho)

Kauan da Silva Capitani (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)

Manuela Vieira de Oliveira (EMEF Bento Gonçalves)

Muriele de Brito Cardoso (EMEF Presidente Prudente de Moraes)

Nicolas Patrick da Silva (EMEF Monteiro Lobato)