Solenidade de posse do presidente Gerson Peteffi na próxima segunda marca reabertura das atividades parlamentares

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/01/2020 20h24
28/01/2020 – Embora já exerça o cargo desde o início de janeiro, o presidente Gerson Peteffi (MDB), eleito pelos demais vereadores para comandar a Câmara de Novo Hamburgo em 2020, será simbolicamente empossado na próxima segunda-feira, 3. Marcada para as 16h45min no Plenário Luiz Oswaldo Bender, a solenidade será realizada pouco antes da sessão plenária que retoma efetivamente as atividades legislativas. A cerimônia também apresentará os demais integrantes da Mesa Diretora: vice-presidente Raul Cassel (MDB), primeira-secretária Tita (PP) e segundo-secretário Sergio Hanich (MDB).
Solenidade de posse do presidente Gerson Peteffi na próxima segunda marca reabertura das atividades parlamentares

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Eleito em dezembro, Peteffi retorna ao posto mais alto da hierarquia parlamentar hamburguense depois de 22 anos. O vereador encerrará seu sétimo mandato como representante legal da Câmara em suas relações externas e internas. Incumbido da condução das sessões, também responde, junto aos demais integrantes da Mesa, pela administração e organização funcional da Casa.

Retomada dos trabalhos

O recesso parlamentar da Câmara se encerra nesta sexta-feira, 31. Com isso, as matérias voltam a tramitar e as reuniões plenárias são retomadas: sempre às segundas-feiras, a partir das 18h, e às quartas, com início às 14h. A primeira sessão ordinária de 2020 definirá, entre outras coisas, os integrantes das oito comissões permanentes e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cada colegiado será formado por três vereadores, divididos entre os postos de presidente, relator e secretário. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, as comissões devem respeitar proporcionalmente, tanto quanto possível, a representatividade dos partidos políticos com bancada na Câmara. Apenas o presidente do Legislativo fica impedido de fazer parte dos grupos. Em 2019, as comissões somaram 196 reuniões, cinco audiências públicas, um grande seminário projetando o futuro econômico da cidade e diversas saídas de campo.