Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar é implantado no Legislativo

por Maíra Kiefer última modificação 19/11/2018 15h04
09/11/2018 - No mês de outubro, foi disponibilizada aos gabinetes uma nova ferramenta: o SAAP - Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar. Para explicar aos servidores do Legislativo hamburguense o funcionamento desse dispositivo, o servidor Jonatha Martins Cardoso, técnico de TI da Casa, ministrou no dia 25 de outubro um curso no Plenário Luiz Oswaldo Bender.

O objetivo do SAAP é otimizar as tarefas relativas à atividade parlamentar. Isso envolve principalmente o gerenciamento das interações de vereadores com pessoas, grupos e organizações. Ele possui uma completa agenda de contatos, sendo possível fazer diversas pesquisas, envio de correspondências e malas diretas, e geração de diversos relatórios. Também possui cadastro de processos e atividades, permitindo ao parlamentar o acompanhamento de demandas, visitas, protocolos, entre outros.

O sistema foi implantado pelo servidor Jonatha como parte do seu estágio curricular obrigatório, realizado na Câmara neste segundo semestre do curso de Sistemas de Informação, na FEEVALE.

"Foi uma ótima oportunidade, não apenas de agregar conhecimento à minha carreira, mas principalmente de contribuir para a atividade dos gabinetes e a atuação dos parlamentares. Agradeço à Câmara pela oportunidade, e também aos meus colegas pelo apoio", disse Jonatha.

Rita Hoff, coordenadora do gabinete do vereador Fernando Lourenço, aplaudiu a iniciativa. "Através do SAAP, conseguimos otimizar o processo de cadastro de visitantes e contatos, facilitando o gerenciamento de informações, permitindo ter um histórico completo dos processos internos, e permitindo que dados que antes tínhamos que acompanhar pelo papel, hoje consigamos acompanhar pelo sistema. Com certeza, veio melhorar e muito o nosso trabalho diário."

Desenvolvido pelo Interlegis – responsável também pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) –, o sistema foi implantado sem custos para a Câmara.

Ele está disponível no endereço https://saap.camaranh.rs.gov.br.