Sessão solene marca os 40 anos da Fundação Scheffel

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/11/2018 15h50
06/11/2018 – Na segunda-feira, 5 de novembro, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel completou 40 anos de sua criação. Para celebrar a data, a Câmara de Novo Hamburgo promoverá sessão solene nesta quinta, dia 8, em uma homenagem à representatividade artística e cultural de uma das maiores pinacotecas do país. Proposta pela Mesa Diretora da Casa, composta pelos vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT), Vladi Lourenço (PP), Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede), a cerimônia terá início às 19 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro de Novo Hamburgo.
Sessão solene marca os 40 anos da Fundação Scheffel

Crédito: Thanise Melo/CMNH

Fundação Scheffel

Nascido em 8 de outubro de 1927 no atual município de Campo Bom, Ernesto Frederico Scheffel mudou-se para Hamburgo Velho com sua família aos 8 anos de idade. Após estudar em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, conquistou um prêmio que o levou à Europa. Lá, conheceu Florença, a cidade com a qual tanto sonhou e onde fixaria seu ateliê por décadas. Ainda assim, mesclou temporadas entre Itália e Brasil, cultivando suas raízes com Novo Hamburgo.

Em 1974, durante as comemorações do sesquicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o então prefeito Miguel Schmitz ofereceu a Scheffel um espaço a sua escolha para a instalação de um museu de arte. O prédio escolhido, construído em 1890 pelo agrimensor Adão Adolfo Schmitt, era um antigo encanto do artista plástico desde sua infância em Hamburgo Velho. Recuperada pelo arquiteto Nelson Souza, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel foi inaugurada em 5 de novembro de 1978. Hoje, o espaço, localizado na avenida General Daltro Filho, 911, abriga mais de 400 obras do artista, entre pinturas, desenhos e esculturas. Scheffel faleceu em julho de 2015, aos 87 anos.