Após um ano de trabalho, Câmara realiza terceira Sessão do Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 31/10/2019 18h41
29/10/2019 – A tarde desta terça-feira, 29 de outubro, ficará marcada na memória dos alunos de sete escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo que participaram da 3ª edição do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário da Câmara, os 14 parlamentares mirins eleitos e seus suplentes emocionaram e se emocionaram ao protagonizar uma sessão exclusiva, no mesmo formato de uma reunião ordinária do Legislativo, na qual puderam apresentar e defender propostas de melhorias para suas escolas, seus bairros e para a cidade. “Vamos levar essa experiência maravilhosa para o resto da vida. Mudou nosso ponto de vista sobre muitos assuntos, inclusive sobre o trabalho realizado aqui na Câmara. Muito obrigada por essa oportunidade e por vocês terem acreditado em nós”, destacou Vitória Natália dos Passos, vereadora eleita pela Escola Prudente de Moraes.
Após um ano de trabalho, Câmara realiza terceira Sessão do Vereador Mirim

Foto: Daniele Souza/CMNH

Todos os parlamentares eleitos tiveram oportunidade de defender suas proposições na tribuna. Compuseram a Mesa Diretora da Sessão do Vereador Mirim 2019 os alunos Marcelo Pavani (EMEF Bento Gonçalves), presidente; Matheus Ramires, vice-presidente (EMEF Padre Reus); Vitória Andrade, primeira-secretária (EMEF Padre Reus) e Ana Cláudia Oliveira, segunda-secretária (EMEF Bento Gonçalves). A composição das chapas e a eleição do grupo diretivo foram realizadas no dia 17 de outubro. O momento também foi de homenagem aos professores e equipe pedagógica das escolas, como forma de reconhecimento e admiração por parte dos alunos. “É uma coisa que eu falo muito aos meus amigos, pais e a todas as pessoas que eu conheço: Os professores são as pessoas que nos formam, que nos ajudam, e, muitas vezes, são a nossa família. Muito obrigada a todos vocês”, destacou o presidente Marcelo.

O Projeto 

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. O principal objetivo da ação, que se desenvolve em diversas etapas, é incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do Município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que se inserem, contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. 

Sessão do Vereador Mirim 2019 

O diretor da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, abriu a solenidade agradecendo os professores e toda a comunidade escolar pela dedicação e empenho no trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano. O servidor também saudou a Secretaria Municipal de Educação (Smed), os parlamentares e os servidores da Câmara Municipal. “Vocês dedicaram o seu tempo em prol deste projeto, para que pudéssemos plantar sementes de cidadania nestes jovens”, destacou. 

Diretora da Escola do Legislativo até setembro deste ano, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen usou a palavra para falar sobre o projeto do Vereador Mirim, implementado em 2017. “Nascido com o objetivo de aproximar a comunidade da Câmara, o foco foi na rede municipal de ensino, que considero muito qualificada e dedicada. Foi um ano inteiro de trabalho, que culmina hoje”, apontou a servidora. Segundo Maria Carolina, um dos principais intuitos do Vereador Mirim é conscientizar o aluno que ele também pode fazer política. “Mas como, questionavam eles, sem ter nem ao menos idade para votar. Durante a fase de palestras, mostramos que a política também se faz nas escolas e na comunidade onde vivem. Hoje, esses alunos podem canalizar as demandas e através do projeto trazer as reivindicações aqui para a Câmara. Foi muito bonito ver o despertar desse interesse no caminhar dessa iniciativa. Vida longa ao Vereador Mirim! Pode até ser reformulado, em função da faixa etária abrangente, assumir nova formatação, mas que os frutos e parceria estabelecida continuem, porque já se tornou referência para muitas outras cidades”, salientou. 

Maristela Guasselli, secretária municipal de Educação, frisou a importância do momento vivido pelos estudantes e a alegria em ver os meninos e meninas da rede municipal coordenando a sessão plenária. “É um momento bem pensado e elaborado, apoiamos a ideia, e pedimos para complementar com ações que se voltam ao pedagógico. Construímos e costuramos com fios de ouro este projeto junto a vocês, o que o torna maior e melhor. Foi possível trabalhar as questões políticas, não necessariamente partidárias, mas as partidárias também. Precisamos estar abertos ao convívio, ninguém vive sozinho. Precisamos do outro. A cidade de Novo Hamburgo é nossa e todos temos de primar e cuidar um pouco dela”, pontuou. Ainda segundo Maristela, o Projeto Vereador Mirim traz à tona questões importantes para a reflexão de toda a sociedade. “Parabéns aos envolvidos, obrigada Câmara por abrir um espaço precioso para os alunos das nossas escolas”, apontou no final da sua fala na tribuna. 

O presidente do Legislativo hamburguense, Raul Cassel (MDB), falou em nome do parlamento municipal, em especial dos vereadores presentes na Sessão do Vereador Mirim: Felipe Kuhn Braun (PDT), Nor Boeno (PT) e Semilda dos Santos – Tita (PP), integrantes da Comissão de Educação da Casa, Cristiano Coller (Rede) e Patricia Beck (PP). “Este momento é o coroamento do Projeto Vereador Mirim. É um sonho não tão distante, mas independente de vocês quererem ou não ser vereadores um dia, lembrem-se que farão política em diversos locais, em grupos participativos da sociedade. Albergar este projeto é um prazer. Ele envolveu muitas pessoas que participaram do processo ao longo do ano, e que não estão aqui hoje. Que saiam deste contexto projetos de lei que, em breve, possamos votar aqui nesta Casa”, disse. Cassel falou sobre o momento político vivido pelo País e destacou que o Brasil não é só corrupção, como divulgado diariamente nos meios de comunicação. “Ele pode ser muito melhor, com a construção de novas lideranças jovens, imbuídas do melhor espírito possível, com responsabilidade em relação ao dinheiro público e com a condução das causas públicas. A política é boa, saudável, uma forma de negociar situações no dia a dia”, frisou o presidente.

Proposições apresentadas pelos Mirins 

Diplomados em agosto, os vereadores mirins trabalharam na formatação de suas proposições. Servidores do Legislativo e da Smed orientaram os estudantes no aperfeiçoamento da técnica legislativa, garantindo que as matérias tenham validade depois de acolhidas. Os textos, todos aprovadas por unanimidade, serão protocolados pelos 14 integrantes da Câmara de Novo Hamburgo e seguirão o trâmite regular das peças de iniciativa parlamentar, garantindo seu prosseguimento. Cada uma das sete escolas elaborou duas matérias, e os estudantes puderam defendê-las na tribuna. Ao todo, foram apresentadas seis indicações, quatro requerimentos, duas moções e dois pedidos de providências. Uma atividade final, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições. 

EMEF Bento Gonçalves

Os vereadores mirins Ana Cláudia Oliveira e Marcelo Pavani assinaram dois requerimentos. Um deles solicitou informações às Secretarias de Administração e de Cultura sobre iniciativas adotadas pelo Município para o desenvolvimento de estratégias de comunicação digital envolvendo jovens de 13 a 19 anos. O texto também questiona a viabilidade de criação de projetos de produção audiovisual, montagem de estúdio municipal ou o desenvolvimento de canais de divulgação que estimulem uma cultura de compartilhamento de informações. A dupla da escola de Lomba Grande ainda abriu espaço para que o diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, apresentasse o trabalho da pasta relacionado aos atrativos do bairro rural da cidade. 

Atendendo ao requerimento dos alunos da Bento Gonçalves, Schu usou a tribuna para explanar sobre as estratégias já adotadas pela municipalidade em relação ao desenvolvimento do turismo e suas correlações no bairro Lomba Grande. Nosso objetivo é fomentar o turismo em Lomba Grande, através do reconhecimento das suas potencialidades e da valorização da cultura local. Promover feiras no Centro da cidade e trabalhar na aproximação dos hamburguenses ao que temos de bom neste bairro. Lomba Grande representa dois terços do território da cidade – boa parte do Município é rural e não industrial, como costumam pensar”, explicou. 

O diretor de turismo destacou que Novo Hamburgo tem um forte turismo de negócios, podendo ser considerado um produto já consolidado. Segundo ele, somente na Fenac circulam mais de 400 mil pessoas por ano em ações relacionadas a esse nicho, que envolve compras, congressos e seminários. “Mas temos um potencial muito forte no turismo rural, no turismo histórico-cultural, no turismo esportivo, no turismo de bem-estar e religioso. A ideia é aproveitar o público que já existe e tentar vender a eles a ideia para que conheçam o restante da cidade”, detalhou Schu. Dentre os principais atrativos turísticos do bairro, conforme ele, estão os balneários, os centros de esportes, os centros de eventos, as pousadas, os restaurantes, os centros de vivências e educação e os sítios de lazer. Nosso desafio é linkar a iniciativa privada, a diretoria de turismo e as demais secretarias – um trabalho bem-feito que possa projetar Novo Hamburgo e toda o Vale dos Sinos”, finalizou. 

EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Os estudantes Esdra de Vargas e Thiago Marques propuseram duas indicações de estudo de viabilidade para a Prefeitura. A primeira se refere à construção de uma cisterna na escola para a irrigação da horta mantida na EMEF Eugênio Nelson Ritzel. Já a segunda pede uma pista de atletismo em terreno público ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Beija Flor, no bairro São José.

EMEF Machado de Assis

Ayman Lazzarotto e Maria Clara de Souza questionam a viabilidade de revitalização da praça situada atrás da Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo, no bairro Canudos. Os vereadores mirins sinalizam a importância da colocação de brinquedos, bancos ou mesmo a criação de uma academia ao ar livre, além do incentivo à adoção do espaço pela comunidade escolar da EMEF Machado de Assis. Os alunos também elaboraram moção de aplauso aos alunos do 3º Ano B pela criação do aplicativo Ilumina Já!, que trata do consumo razoável de energia elétrica. 

EMEF Monteiro Lobato

As jovens parlamentares Beatriz da Silva e Maria Eduarda Cardoso pedem a pavimentação da rua Pedro Boll Filho, em especial no trecho junto à rua Sepé Tiaraju, nas proximidades da EMEF Monteiro Lobato. As alunas também reivindicam maior cuidado quanto ao recolhimento de resíduos no local. A outra matéria elaborada pelas vereadoras solicita estudo de viabilidade para a criação de uma área de lazer ao lado do prédio da escola com a instalação de bancos e aparelhos para atividade física. Atualmente, alunos da educação infantil têm trabalhado ações de preservação do espaço. 

EMEF Padre Reus

Representando a escola do bairro Santo Afonso, Matheus Ramires e Vitória de Andrade formalizaram pedido de providências para a Praça dos Jerivás Anildo Koch. As reivindicações incluem limpeza, revitalização da cancha de areia, melhorias na iluminação e reforma e pintura dos brinquedos. Os alunos também sugerem instalação de academia ao ar livre no canteiro central da rua Marquês de Olinda. Eles entendem que a melhoria contemplaria os moradores da Vila Kroeff e do bairro em geral, região com grande concentração de pessoas idosas. 

EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Rodrigues e Vitória dos Passos redigiram moção de aplauso à diretora Carla Teixeira pela vida funcional dedicada à EMEF Prudente de Moraes. A homenagem marca a aproximação à aposentadoria da professora, prevista para o final do ano. Além disso, os estudantes pediram informações à Secretaria de Saúde sobre a possibilidade de acolhimento e atendimento psicológico em unidade de saúde do bairro São Jorge. 

EMEF Senador Salgado Filho

As vereadoras mirins Diana de Carvalho e Eduarda da Silva sugeriram a realização de estudo de viabilidade para a instalação de grades ou telas nas bocas de lobo, objetivando impedir o entupimento da rede de esgoto com a entrada de resíduos sólidos. As alunas lembram que a Câmara chegou a aprovar projeto de lei nesse sentido, mas que acabou vetado pelo Executivo. As parlamentares também solicitam estudo quanto à colocação de pontos de coleta de resíduos espalhados pela cidade, especialmente nos bairros mais populosos. Elas reforçam que a temática já foi abordada nas duas primeiras edições do Vereador Mirim e pedem informações sobre manifestação da Prefeitura quanto à implementação de um plano de trabalho para a instalação dos ecopontos. 

Conheça os mirins titulares: 

- EMEF Bento Gonçalves

Ana Cláudia Krause Oliveira

Marcelo Pavani 

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Esdra Kamily da Silva de Vargas

Thiago Marques 

- EMEF Machado de Assis

Ayman Moraes Porto Lazzarotto

Maria Clara Schmitt de Souza 

- EMEF Monteiro Lobato

Beatriz Huhn da Silva

Maria Eduarda Mello Cardoso 

- EMEF Padre Reus

Matheus Loha de Oliveira Ramires

Vitória Correa de Andrade 

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Balduíno Vogel Rodrigues

Vitória Natália dos Passos 

- EMEF Senador Salgado Filho

Diana Henicka de Carvalho

Eduarda Simon da Silva 

Conheça os mirins suplentes:

Amanda Freitas Bueno (EMEF Padre Reus)

Guilherme Gomes de Oliveira (EMEF Machado de Assis)

Helen Blank Brum (EMEF Senador Salgado Filho)

Kauan da Silva Capitani (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)

Manuela Vieira de Oliveira (EMEF Bento Gonçalves)

Muriele de Brito Cardoso (EMEF Presidente Prudente de Moraes)

Nicolas Patrick da Silva (EMEF Monteiro Lobato)

 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Conheça a Revista do vereador Mirim

Acompanhe a cobertura fotográfica

Conheça as outras ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo

Debate realizado no programa Domínio Público

Veja a galeria das fotos do Vereador Mirim

Vereador Mirim