Servidores lotam plenário em audiência do Executivo sobre reforma da previdência

por Daniele Silva última modificação 09/01/2023 20h06
09/01/2023 – A Câmara sediou audiência pública promovida pelo Executivo na última quinta-feira, dia 5, para debater a proposta de reforma previdenciária dos servidores municipais. A realização do evento foi garantida pela Justiça, a pedido do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), o que motivou a suspensão da tramitação dos projetos que seriam votados em sessões extraordinárias no mês de dezembro. Assim como nas últimas plenárias de 2022, a categoria compareceu em peso à audiência e protestou contra os projetos apresentados pela Prefeitura. Vereadores da oposição e da base de governo participaram do debate.
Servidores lotam plenário em audiência do Executivo sobre reforma da previdência

Foto: Daniele Souza/CMNH

A audiência foi conduzida pela procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, e teve a participação do auditor-fiscal da Receita Federal Sérgio Pedro Werlang; da presidente do SindProfNH, Luciana Martins; do presidente do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo, Vilson dos Santos de Moura; dos representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI) Diogo Leuck e Leandro Cezimbra; da diretora-presidente do Instituto de Previdência e Assistência de Novo Hamburgo (Ipasem NH), Maria Cristina Schmitt; da responsável pelo Relatório da Avaliação Atuarial do Ipasem, Michele Dall’Agnol; e do atuário Antônio Mário Rattes de Oliveira e do consultor Wesley Mendes, contratados pela Prefeitura.

Leia mais: Tribunal de Justiça mantém suspensão da reforma previdenciária do funcionalismo

Ao final das falas, foi aberto espaço para os questionamentos do público. Após mais de quatro horas, a procuradora encerrou a audiência alegando não poder responder às questões devido às manifestações dos servidores. Conforme o edital, a participação do público seria limitada a 20 inscritos.

Confira a audiência pública na íntegra: