Servidor da Câmara participa de Conferência Mundial sobre Modernização Legislativa e Transformação Digital

por Tatiane Souza última modificação 15/09/2022 16h38
15/09/2022 - O servidor da Tecnologia da Informação (TI) do Legislativo hamburguense, Jonatha Cardoso, participou, no último dia 14, da 3ª Edição do LegisTech Forum - Conferência Mundial sobre Modernização Legislativa e Transformação Digital - para falar sobre a importância do Interlegis e, em especial, sobre o trabalho de desenvolvimento do Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (Saap) que realiza na Câmara.

O LegisTech Forum é uma conferência internacional com o objetivo de discutir a modernização legislativa e a transformação digital nos Parlamentos e Legislaturas Subnacionais (Câmaras Municipais, por exemplo). O evento foi realizado virtualmente entre os dias 12 e 16 de setembro, durante a Semana Internacional da Democracia, reunindo parlamentos de 40 países, bem como organizações interparlamentares. Cardoso relatou que durante o fórum foram apresentados diversos projetos relacionados à modernização institucional. "A instituições legislativas compartilharam suas realidades e esforços de modernização", contou.

O evento é realizado anualmente pela Bússola Tech, uma startup internacional criada por Luis Fernando Kimaid, que busca proporcionar as melhores experiências para a transformação digital do Poder Legislativo. 

O servidor hamburguense participou de uma versão virtual do EnGitec, encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia, que ocorre anualmente em Brasília - inclusive em 2022. Nesse encontro, com participação de servidores do Interlegis, da Rede Governança Brasil e de algumas câmaras municipais foi possível mostrar a todos a importância do projeto, que completa 25 anos, para a modernização e desenvolvimento do legislativo brasileiro. Projetos como o Portal Modelo, o SAPL, o Saap e outros foram destacados.

Em sua participação, Cardoso pôde compartilhar o trabalho para o desenvolvimento do Saap, que estava descontinuado e, desde 2018, vem sendo aprimorado e usado em diversas Casas Legislativas. Também foi possível mencionar a importância da colaboração no Interlegis, que rende frutos para a Câmara, como o Sistema de Votação Eletrônica, implantado em 2019, e que foi desenvolvido por um servidor de outra Câmara Municipal, tendo sido aperfeiçoado pelo servidor Cristian Longhi, Analista de TI da Casa".

"Graças a algo que começou há quatro anos, muitas Câmaras estão sendo beneficiadas, inclusive o próprio Interlegis, pois depois de vários anos têm à sua disposição um produto que, por questões operacionais, teve de ser parado. Do mesmo modo, na via oposta estão os benefícios que nossa Casa pode desfrutar, como o Portal Modelo e o SAPL, principalmente a votação eletrônica e a assinatura digital", destacou o servidor.