Seminário de Desenvolvimento Econômico: Visitação ao Hub One encerra evento sobre tecnologia

por Maíra Kiefer última modificação 19/11/2019 12h11
14/11/2019 - Dois dias de painéis, palestras e oficinas com debates acerca de inovação e tecnologia culminaram nesta quinta-feira, 13, em um tour de participantes do 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo pelas dependências do Hub One, unidade do Feevale Techpark. A visitação foi guiada pelo coordenador do parque tecnológico Gustavo Piardi dos Santos. Além de mostrar as instalações e as empresas, ele explicou o funcionamento da estrutura, integrada à Universidade com caráter multissetorial, e dos mecanismos de avaliação e validação de novos cursos.
Seminário de Desenvolvimento Econômico: Visitação ao Hub One encerra evento sobre tecnologia

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Santos mencionou o lançamento de futuras graduações e pós-graduações, que passam por análise de viabilidade, realizada pelo Laboratório de Experiências Criativas (LABEx) por um período que pode se estender de dois a seis meses. Conforme ele, nesse processo algumas ideias se mostram inviáveis outras se transformam, como o caso de ofertas de cursos superiores que se tornaram de ensino técnico. Em 2019, foram 10 cursos que passaram por essa análise no LABEx, segundo Santos, sendo que o lançamento de um deles, na área de inovação, se dará no começo de 2020.

Acompanhado de outros participantes do seminário, o presidente da Cofin, vereador Enio Brizola, indagou Santos da possibilidade de criação de um curso de Economia e Desenvolvimento Econômico ou a absorção dessa temática de forma intersetorial. “Muito possivelmente esse conteúdo interagirá com vários cursos”, respondeu, explicando que a instituição oferece o Feevale Way, com base em modelos finlandeses de educação, alternativa na qual o interessado customiza o seu currículo. “Os alunos passarão mais por aqui. Visitas nós já fazemos bastante. Só esse ano atendemos mais de dois mil alunos. Quando a gente fala nessa interação, serão disciplinas que ocorrerão integralmente aqui”, comentou.

Entre os participantes da visita guiada, além do vereador Brizola e sua assessora Francieli da Rosa França, estiveram o diretor de Turismo, Deivid Schu, o diretor da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich; a servidora da Câmara responsável pela Procuradoria Especial da Mulher, Maria Carolina Seitenfus Hagen; a professora do IFSul Daniele Gonçalves de Souza; a professora da Uergs, Cristiane Cassales Pibernat, e o coordenador de Infraestrutura da IENH, Luciano de Oliveira Maurina.

O seminário

O 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo foi organizado no sentido de retomar e aprofundar o debate sobre novas alternativas de crescimento e a cidade que se almeja para os próximos anos. Pautado pela ideia da inovação e empreendedorismo rumo à nova economia, o evento, promovido pela Câmara, por meio da Comissão de Finanças (Cofin) e da Escola do Legislativo, contou mais uma vez com a participação de um leque de instituições parceiras.

Com mais de uma dezena de encontros preparatórios realizados, o grupo de organizadores é formado também pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo (Avança Novo Hamburgo), Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Prefeitura de Novo Hamburgo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Feevale.