Segunda edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico debaterá tecnologia e inovação nos dias 12 e 13

por Maíra Kiefer última modificação 12/11/2019 16h47
05/11/2019 – Com inscrições gratuitas e uma gama de assuntos envolvendo exportação, tecnologias para a criação de negócios, desburocratização e turismo, o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo retoma nos dias 12 e 13 de novembro o debate sobre novas alternativas de crescimento e a cidade almejada para os próximos anos. Essas questões serão tratadas em meio à preparação para o centenário do Município. O lema Inovação e Empreendedorismo Rumo à Nova Economia norteará as atividades realizadas, das 8h30 às 18h, nas sedes do Legislativo hamburguense e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH).

Conduzido pelo Parlamento, por meio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e da Escola do Legislativo, e por mais 13 entidades, o evento terá agora formato diferenciado. Nesta edição, a intenção dos organizadores é propiciar ferramentas, a partir da realização de oficinas – novidade deste ano –, para ajudar a formação de lideranças e empresários. O público deixará de ser passivo e terá a oportunidade de ampliar habilidades e pensar caminhos para a retomada da economia. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/FormulariodoSeminario.

Um dos idealizadores da proposta, o vereador Enio Brizola (PT), presidente da Cofin, apontou que o Seminário ganhará novos contornos, pois ultrapassará a questão das cadeias produtivas – especialmente a do calçado e sua reestruturação, assunto amplamente debatido na primeira edição – e se debruçará sobre novos rumos para a economia local.

Programação

No dia 12, a palestra que abre os trabalhos será "Nova economia", ministrada por Igor Drews, consultor e parceiro de negócios da StartSe, e mediada por Marco Aurélio Passini, professor da Faculdade IENH. Na sequência, o Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo (Avança), representado pelo presidente André da Rocha, pela vice-presidente Roberta Greenfield e pela coordenadora Angela Passos, e o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da ACI-NH/CB/EV, Robinson Klein, abordarão temas como educação empreendedora, ecossistema de inovação e desburocratização.

Na parte da tarde, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, e gerente da Região Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Marco Copetti, tratarão sobre parcerias estratégicas para o desenvolvimento. O case do Feevale Techpark e do Hub One será trazido ao público na sequência pela painelista Daiana Monzon, diretora de Inovação da instituição de ensino. No evento, será debatida também experiência adotada pelo poder público em Santa Catarina. Sob o título "Boas práticas de inovação no âmbito municipal", a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, enumerará as medidas implantadas durante sua gestão. Após os três cases, a Comissão de Finanças da Câmara, composta pelos vereadores Enio Brizola, Gerson Peteffi (MDB) e Nor Boeno (PT), acompanhada pelo diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, mediará os debates junto ao público.

A partir das 16h, o CEO da Cigam, Robinson Klein, e o presidente da Fish TV, Luiz Motta, relatarão ao público o que tornou os cases de suas empresas bem-sucedidos. A mediação será realizada pelo presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler.

No segundo dia, serão realizadas cinco oficinas, que abordarão ferramentas para exportação; inovação e empreendedorismo social; soft skills; tecnologias e inovações para o desenvolvimento de negócios; e bioprocessos e biotecnologia, com foco nas cervejarias artesanais. Para o encerramento, está programada ainda uma visita técnica ao Hub One, com transporte gratuito disponibilizado pela organização do evento.

Participantes

Com mais de uma dezena de encontros preparatórios realizados, o grupo de organizadores é formado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo (Avança Novo Hamburgo), Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Prefeitura de Novo Hamburgo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Feevale.

Confira a programação completa

Veja fotos das reuniões preparatórias para o Seminário:

Seminário Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

 

Em 2018, foi elaborada a Revista Novos Rumos com o conteúdo debatido na primeira edição.

Clique aqui para ver o PDF na íntegra