Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro

por Maíra Kiefer última modificação 26/01/2021 22h43
26/01/2021 – Para a última semana de fevereiro está programada a inauguração da Sala das Margaridas de Novo Hamburgo, uma estrutura de atendimento 24 horas pleiteada pela comunidade para acolher as vítimas de violência de gênero. Há um ano o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), dava a garantia para o Executivo municipal que o projeto poderia ser implantado. A definição da data e os detalhes sobre o funcionamento do espaço humanizado destinado às mulheres vítimas de violência na sede da DPPA foram debatidos em reunião realizada no final da manhã desta terça-feira, dia 26, na Chefia de Polícia, em Porto Alegre. O encontro com a Chefe da Polícia Civil, Nadine Farias Anflor, mobilizou o Legislativo e profissionais envolvidos com o pleito.
 Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Ao assumir a presidência da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), comprometeu-se junto à procuradora especial da Mulher, vereadora Tita, em ampliar o apoio à Rede Integrada Laço Lilás e buscar soluções para demandas pendentes.

“Ficamos surpresos por uma agenda tão rápida. Fomos recebidos pela Chefe de Polícia e falamos sobre os serviços que são prestados pela Delegacia da Mulher. Nós entendemos o quanto temos ainda para avançar e crescer nessas lutas", afirmou o presidente logo após o encontro.

Ele salientou a importância de as mulheres saírem do plantão geral na DPPA e terem um atendimento prioritário em um local de acolhimento.

“Hoje nós temos 22 salas inauguradas. Nos próximos dias teremos mais cinco, inclusive a de Novo Hamburgo. Eu tenho certeza que será um diferencial, um marco. As mulheres poderão ao longo de todo o final de semana, também à noite, no momento de maior vulnerabilidade, em que precisam desse acolhimento, ter um outro espaço que não seja o balcão de uma delegacia. Mulheres vítimas precisam de um atendimento acolhedor e diferenciado”, afirmou a Chefe da Polícia Civil.

Conforme a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa, Alvorada, Canoas, Gravataí e São Leopoldo também terão Salas das Margaridas colocadas em funcionamento em breve. Em Viamão, a inauguração ocorreu recentemente.

No encontro, estavam presentes também a Procuradora Especial da Mulher do Legislativo, Tita (PSDB); a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa; o Diretor da 3º DPRM, Delegado Eduardo Hartz; a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo, Raquel Peixoto; a inspetora Meiriely Thiemy da Silva; a servidora do parlamento hamburguense, Carolyne Andersson, e Alecx Ferreira, chefe de gabinete do deputado Lucas Redecker.

Pleiteada há um bom tempo, a proposta tomou forma após a aproximação da Rede Integrada Laço Lilás, Executivo e Polícia Civil. A demanda era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Com a ajuda de voluntários e esforços de várias entidades, o ambiente já está equipado e em condições de uso.

“Como regional, nós atendemos a 16 municípios do Vale do Sinos e temos apenas duas DPPAs, de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Nesses horários noturnos, em que não há expediente, nas delegacias distritais dessas cidades, nas quais não há Delegacia da Mulher, o plantão e a Sala das Margaridas também servem para essas pessoas de outras localidades. O atendimento nesse espaço será feito pelos policias plantonistas, que foram capacitados”, explicou Hartz.

A procuradora especial da mulher e Carolyne Andersson relataram a importância do apoio e engajamento da comunidade para a adequação do espaço de forma padronizada, seguindo o regramento estabelecido pela Polícia Civil. “Temos em Novo Hamburgo uma parceria muito grande com a iniciativa privada. As pessoas acreditaram no projeto e junto com o delegado Tarcísio e a prefeita Fátima Daudt envolveram-se com a proposta e hoje temos a Sala das Margaridas”, finalizou Tita.

Saiba mais

Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3

Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto- Atendimento