Rua no bairro Santo Afonso levará o nome de Laura Machado de Oliveira

por Tatiane Souza última modificação 14/10/2020 18h51
14/10/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), uma rua no bairro Santo Afonso se chamará Laura Machado de Oliveira. O nome foi aprovado pelos demais parlamentares em votação final na tarde desta quarta-feira, 14. Laura ficou conhecida por seu trabalho no desenvolvimento do futebol feminino na cidade. A via escolhida para a homenagem tem início na rua Boleslau Casemiro Konarzevski, seguindo em direção sudoeste até se juntar à rua Valmir Bernardes Ferreira.
 Rua no bairro Santo Afonso levará o nome de Laura Machado de Oliveira

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascida em 1960, Laura iniciou sua vida profissional como costureira, mas, ainda aos 19 anos, abriu um salão de beleza no bairro Santo Afonso. Nena, como era carinhosamente chamada, ficaria mais conhecida, no entanto, por ter fundando a Liga Hamburguesa de Futebol Feminino Amador, projeto pioneiro no país. A hamburguense também atuou na organização de torneios e se destacou na tentativa de aproximar as meninas do esporte. Nena faleceu em julho de 2018, aos 58 anos.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita. 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: