Rua em Lomba Grande deve se chamar Terezinha do Amaral Mello

por Tatiane Souza última modificação 16/11/2022 20h13
16/11/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 16, em primeira votação, projeto de lei assinado pelo vereador Gerson Peteffi (MDB) que dá nome à rua 15 do loteamento Santa Catarina, no bairro Lomba Grande. A via pública prestará homenagem a Terezinha do Amaral Mello.
Rua em Lomba Grande deve se chamar Terezinha do Amaral Mello

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Nascida no município de Triunfo em 1941, Terezinha mudou-se para Novo Hamburgo aos 22 anos de idade. Moradora dos bairros Liberdade e Canudos, trabalhou como costureira no antigo Calçados Piloto até ingressar como telefonista, em 1975, na Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), onde se aposentou. “Descendente por linha materna de Bento Gonçalves, herói da Revolução dos Farrapos, foi uma mulher guerreira que sempre buscou ajudar a comunidade em que viveu, sempre prezando muito pela família”, comenta Peteffi. Terezinha faleceu em 2014, aos 73 anos. 

Apesar da aprovação unânime em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 97/2022 ainda passará por nova votação na próxima segunda, 21, antes de ser encaminhado para avaliação do Executivo. A via escolhida para receber o nome de Terezinha do Amaral Mello tem início na rua Sylvarino Albino Pereira, prolongando-se em direção sudeste até encontrar a rua Olício Silveira de Souza, primeira paralela ao sul da rua Astor Mattes. Gerson Peteffi (PSDB) lembrou que familiares da homenageada estarão presentes na sessão plenária para destacar sua trajetória de vida. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: