Rede municipal de ensino vai receber 1ª edição do Prêmio Leopoldo Petry de Literatura

por Jaime Freitas última modificação 11/09/2018 16h40
10/09/2018 – Nesta segunda-feira, 10 de setembro, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun (PDT), reuniu-se com a secretária de Educação, Maristela Guasselli, na sede da Smed, para tratar da implementação do Prêmio Leopoldo Petry de Literatura na rede pública municipal de ensino. Em 2018, deverá ser realizada a primeira edição, com a honraria sendo concedida pelo Legislativo em sessão solene.
Rede municipal de ensino vai receber 1ª edição do Prêmio Leopoldo Petry de Literatura

Crédito: Jaime Freitas/CMNH

O concurso será voltado, este ano, aos alunos de ensino fundamental da rede pública municipal, culminando na publicação das 90 melhores redações em um livro editado pela Câmara. A partir de 2019, será estendido aos alunos das redes estadual e particular. A ideia foi concebida pela Mesa Diretora da Casa e recebeu aprovação unânime durante a votação em segundo turno, realizada no dia 25 de julho.

A Resolução nº 4/2018 determina que a tiragem seja de até mil unidades, sendo 40% destinadas para as escolas municipais, 40% a serem distribuídas pela Mesa Diretora – sendo seis livros obrigatoriamente entregues à Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis – e 20% para os estudantes premiados.

Participaram do encontro a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, o relações-públicas da Câmara, Alexsander Penz, a assessora da Área da Linguagem - Setor técnico-pedagógico da Smed, Joseane Matias, e a coordenadora de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia.

A Mesa Diretora da Câmara em 2018 é composta pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), pelo vice-presidente Vladi Lourenço (PP) e pelos secretários Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede). 

Leopoldo Petry

O prêmio homenageia em seu nome o primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, que, além da vida política, também atuou como escritor, jornalista, professor, diretor de escola, funcionário público e historiador. A organização do concurso literário ficará sob responsabilidade da Escola do Legislativo. O regulamento da premiação, em especial os requisitos dos trabalhos e os critérios de avaliação, serão amplamente divulgados.