Raul Cassel presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2019

por Tatiane Souza última modificação 21/12/2018 12h00
12/12/2018 – Pela primeira vez na atual legislatura, a maior bancada da Câmara de Novo Hamburgo emplaca representante na Mesa Diretora. Em 2019, os dois cargos mais altos dentro da hierarquia parlamentar serão exercidos por vereadores do MDB. Raul Cassel, que ainda não havia ocupado cadeira na Mesa ao longo de seus quatro mandatos, será o presidente do Legislativo hamburguense. O emedebista terá como vice o colega de partido Gerson Peteffi. O primeiro-secretário Gabriel Chassot (Rede) e o segundo-secretário Cristiano Coller (Rede) completam a chapa única eleita por unanimidade de votos nesta quarta-feira, 12 de dezembro, durante a última sessão ordinária do ano. O quarteto exercerá mandato de um ano.
Raul Cassel presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2019

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Pronunciamentos 

Cristiano Coller agradeceu aos companheiros e, em especial, a Enio Brizola pela grandeza do voto. 

Enfermeiro Vilmar parabenizou o novo presidente. “Raul Cassel tem experiência. Tenho certeza que fará um grande mandato. Representará muito bem a Casa”, disse. 

Professor Issur Koch (PP) elogiou o colega Cassel. “Essa Casa fez justiça. Sou muito grato ao Raul porque a minha história política passa pelo gabinete dele. Foi como coordenador, em 2009, que me despertou a vontade de ser vereador. Sou muito feliz por ter eleito um grande amigo, um grande colega para presidência desta Casa. Tenho certeza que fará um baita mandato”, apontou, ao falar que o emedebista realiza, hoje, um sonho. O parlamentar aproveitou o momento para se despedir na sua cadeira no Legislativo hamburguense. “Tenho certeza de que o Issur de hoje é muito diferente do que entrou aqui em 2013”. Ele agradeceu aos funcionários que dedicam suas vidas para a comunidade, em especial a sua equipe de gabinete e a sua família. Em 1º de fevereiro, o progressista estreia nas sessões da Assembleia Legislativa. “Que essa Casa faça mais deputados federais, estaduais, prefeitos. Temos um grande potencial. Obrigado, Novo Hamburgo”, disse emocionado. 

Gerson Peteffi, vice-presidente da Mesa 2019, enfatizou que se emociona ao falar dos 26 anos de trajetória dentro da Câmara. “Nós temos pessoas que acreditam na gente. Com a nova Mesa, a Casa se valoriza, continuam as engrenagens políticas a trabalhar. Me sinto honrado em fazer parte deste grupo. Mais uma marca na minha longa vida política”, finalizou. 

Gabriel Chassot disse que está muito satisfeito com o novo cargo e agradeceu aos vereadores que aceitaram a chapa única. 

Patricia Beck relatou que tem certeza que Raul Cassel representará muito bem a Câmara. “Sentar naquela cadeira não é nada fácil, é um desafio. Que realmente seja uma Mesa administrativa da Câmara Municipal”, apontou a parlamentar. 

Sergio Hanich agradeceu pela união da Câmara nessa eleição. “Temos de ter diálogo e que as discussões aconteçam sempre no campo das ideias. Que comecemos um 2019 voltado para a comunidade de Novo Hamburgo”, frisou. 

Felipe Kuhn Braun cumprimentou o novo presidente. “Esse foi um ano ímpar para nós como Mesa Diretora e também para mim, pessoalmente. Demonstramos muita transparência em nossas ações, muito trabalho e diálogo constante com os colegas vereadores e com a comunidade hamburguense. Que você dê continuidade a muitas coisas boas que temos encaminhado nos últimos anos. Desejou sucesso e, olhando nos seus olhos, me coloco à disposição para futuros questionamentos e ajuda na nova tarefa”, finalizou o pedetista. 

Palavra do novo presidente 

Raul Cassel agradeceu individualmente a cada vereador que o elegeu. “Gostaria de mostrar a minha gratidão a todos por esse voto. Sou sabedor que o desafio será muito grande. Quero agradecer também aos meus pais pelos princípios que me foram ensinados e a minha esposa Débora que está aqui. Como é bom ter uma família. Construí uma trajetória voltada à saúde e há várias entidades. Nesses quatro mandatos, será a primeira vez que sentarei na mesa da presidência. Terei dois grandes desafios, a gestão desta Casa e sentar e dirigir as discussões, as votações e tudo que será discutido neste parlamento”, disse emocionado. O novo presidente falou que atualmente os tempos são outros. “A comunidade está mais participativa e quer saber tudo o que está acontecendo. Nós vamos dialogar com os outros Poderes e cumprir isso com grande energia. Outro desafio que já assumi é votar a Lei Orgânica. Também assumi a responsabilidade de trabalhar o nosso Código de Postura, que está para lá de ultrapassado. No mais, o dia a dia vai fazendo as situações”, adiantou o emedebista. Raul Cassel falou sobre a importância da instituição estar representada sempre que convidada, seja por ele ou por qualquer outro parlamentar. “Buscarei uma gestão a altura da cidade”, finalizou Raul Cassel. 

Embora a sessão ordinária desta quarta tenha sido a última do ano, outras duas extraordinárias estão previstas para a manhã de quinta-feira, dia 13. A partir do dia 16 de dezembro, a Câmara entra em recesso parlamentar, retomando suas atividades no dia 1º de fevereiro de 2019. Durante o período, setores administrativos da Casa e gabinetes funcionam normalmente. O mandato da atual Mesa Diretora, composta por Felipe Kuhn Braun (PDT), Vladi Lourenço (PP), Cristiano Coller (Rede) e Gabriel Chassot (Rede), encerra no dia 31 de dezembro. A primeira sessão ordinária de 2019, cujos trabalhos já serão conduzidos por Raul Cassel, deve ser realizada no dia 4 de fevereiro. 

Mesa Diretora 

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa. 

Confira a lista com todos os vereadores que ocuparam a Presidência da Câmara. 

Comissão Representativa 

Durante a sessão, também ficou definida a Comissão Representativa, que atuará durante o recesso parlamentar – entre 16 de dezembro e 31 de janeiro. Entre as atribuições do grupo, composto por cinco membros efetivos e quatro suplentes, estão o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do Município por mais de cinco dias úteis e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão o presidente Raul Cassel e os vereadores Felipe Kuhn Braun, Nor Boeno, Sergio Hanich e Inspetor Luz. Os suplentes são Cristiano Coller, Gerson Peteffi e Gabriel Chassot.