Proposições do Vereador Mirim são protocoladas na Câmara

por Luís Francisco Caselani última modificação 21/12/2018 11h36
21/11/2018 – O Projeto Vereador Mirim, organizado pela Câmara de Novo Hamburgo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), concluiu sua segunda edição no último dia 6. Durante a sessão exclusiva que marcou o encerramento da iniciativa em 2018, os 14 jovens parlamentares que ocuparam as cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender apresentaram suas proposições legislativas, sugerindo melhorias para suas instituições de ensino, seus bairros e o Município como um todo. Para dar continuidade e legitimidade às matérias, seu conteúdo foi reapresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21 de novembro, seguindo o trâmite normal das peças do Legislativo.
Proposições do Vereador Mirim são protocoladas na Câmara

Crédito: Jaime Freitas/CMNH

Ao todo, os vereadores mirins apresentaram 21 matérias. Como uma delas era específica para a sessão exclusiva do projeto, apenas as outras 20 foram protocoladas, todas assinadas pelos 14 parlamentares que compõem a atual legislatura hamburguense. As 14 indicações e pedidos de providências e os cinco requerimentos apresentados foram aprovados por unanimidade durante a sessão desta quarta. Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2018, elaborado pelas vereadoras mirins Larissa Fleck e Melissa Raupp, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, ainda passará pelas comissões pertinentes antes de ir a votação em dois turnos em plenário. O texto propõe a ampliação do projeto a partir da inclusão de novas atividades voltadas ao acompanhamento das proposições apresentadas. 

Os vereadores mirins presentes na sessão foram convidados a sentar nas cadeiras dos vereadores e na tribuna de honra. Os que se sentiram à vontade, puderam defender seus pedidos e indicações de providências na tribuna. 

Conheça todas as proposições legislativas apresentadas pelos vereadores mirins em 2018.

 

Projeto Vereador Mirim

Envolvendo sete escolas municipais, a edição de 2018 iniciou com uma série de palestras sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a participação cidadã na política. Em seguida, material pedagógico, cuja elaboração ficou sob responsabilidade de uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed, foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral e escolher seus três representantes. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Smed, o Projeto Vereador Mirim é regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 5/2017.

 

Os 14 vereadores mirins de 2018:

Ana Carolina Rodrigues Leiria – EMEF Francisco Xavier Kunst

Angélica Weiss Heissler – EMEF São João

Bianca da Silva Ferreira – EMEF Ana Néri

Danielli Borges Lindemann – EMEF Monteiro Lobato

Hulliandra dos Reis Oliveira – EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Kaio Nigolino Nunes – EMEF Francisco Xavier Kunst

Kassiane Cristina Bender – EMEF Monteiro Lobato

Katarine Reis de Almeida – EMEF José de Anchieta

Larissa Fleck – EMEF Martha Wartenberg

Luís Fernando Lobato Borba – EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Matheus Pinheiro Silva – EMEF José de Anchieta

Melissa Veronica Pereira Raupp – EMEF Martha Wartenberg

Mileni Giovana de Oliveira – EMEF São João

Yasmin Mandelli Schneider – EMEF Ana Néri

 

Suplentes:

Adrian Biel da Silva – EMEF Martha Wartenberg

Arthur Vesper Bohn – EMEF Ana Néri

Caroline Eloisa Kehl – EMEF José de Anchieta

Gabriel Lopes de Souza Haubert – EMEF São João

Henrique Rodrigues do Prado – EMEF Monteiro Lobato

Vitória Santos Ribeiro – EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Weverton Moisés Lussani – EMEF Francisco Xavier Kunst