Projeto de lei quer nomear rua em homenagem a Arvino Candido

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/07/2022 18h16
15/06/2022 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), protocolou na última semana projeto de lei que dá nome à rua I do loteamento Chácara Hamburguesa, no bairro Canudos. A proposta apresentada pelo vereador é batizá-la em homenagem ao servidor público Arvino Francisco Candido. Natural de Candelária, município da região central do Rio Grande do Sul, Candido trabalhou por 24 anos como zelador e profissional de serviços gerais na escola estadual Leopoldo Petry.
Projeto de lei quer nomear rua em homenagem a Arvino Candido

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascido em 9 de junho de 1940, Arvino atuou na área da agricultura até seus 32 anos de idade, quando se casou com Dorilda Kegler e mudou-se para Novo Hamburgo. Com algumas dificuldades iniciais, trabalhou como servente de pedreiro até ingressar na escola Leopoldo Petry em 1973. Permaneceria na instituição de ensino até sua aposentadoria, em 1997.

Apaixonado por futebol, ficou conhecido na escola por aproximar os estudantes do esporte. “Foram muitos anos de dedicação e comprometimento com seu trabalho, e sempre o fez com excelência, ensinando o respeito para com todos”, relata Coller. Pai de dois filhos e avô de quatro netos, Candido faleceu em 11 de outubro de 2019, aos 79 anos. “O legado que deixou para todos que o conheceram foi o compromisso com a educação e, principalmente, o esporte, dando foco e incentivo para muitos jovens”, complementa o autor.

Protocolado no último dia 8, o Projeto de Lei nº 54/2022 já recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e deve ser discutido pela Comissão de Obras em reunião marcada para a próxima segunda-feira, 20.

Cristiano Coller explicou os motivos que o levaram a homenagear o servidor público:

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: