Projeto aprovado oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

por Tatiane Souza última modificação 20/05/2020 19h40
20/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo conta com duas galerias em seu andar térreo destacando nomes que marcaram sua história e, por consequência, também a da própria cidade. No Plenarinho Pedro Thön, todos os presidentes do Legislativo são homenageados com a exposição de seus retratos fotográficos. Já no corredor que leva às cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender estão listados os nomes dos vereadores e suplentes que serviram ao Município ao longo dos anos. Para oficializar esses espaços e garantir suas atualizações, os parlamentares aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 20, a inclusão das galerias no Regimento Interno da Câmara.
Projeto aprovado oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

Foto: Maíra Kiefer

O Projeto de Resolução nº 5/2020 determina que a foto do último presidente seja descerrada durante uma das três primeiras sessões de quarta-feira do ano. Já a atualização da Galeria das Legislaturas será feita até a quinta semana de sessões ordinárias dos novos vereadores eleitos. A matéria será analisada em votação final na sessão da próxima segunda-feira, 25. O projeto é assinado pela atual Mesa Diretora, composta pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), o vice Raul Cassel (MDB) e os secretários Semilda dos Santos – Tita (PSDB) e Sergio Hanich (MDB), em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB). 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.