Projeto aprovado autoriza auxílio de R$ 15 mil para realização de rodeio em Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/09/2019 23h30
02/09/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 2 de setembro, em primeiro turno, projeto de lei do Executivo que autoriza a concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 15 mil à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. O repasse tem como objetivo subsidiar parte das despesas para a realização do 35º Rodeio Crioulo Interestadual e 12º Rodeio Internacional do bairro rural hamburguense. O texto será novamente apreciado nesta quarta, dia 4.

O Executivo justifica a subvenção como forma de incentivo à promoção de evento voltado para a preservação das tradições gaúchas e a integração da sociedade por meio de atividades artísticas e culturais. O rodeio será realizado entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro na sede da entidade, na rua Albano Guilherme Konrath, 1305. A Sociedade Gaúcha de Lomba Grande estima a presença de 5 mil visitantes ao longo da semana. A entidade, classificada como organização civil sem fins lucrativos, deverá prestar contas sobre o uso dos recursos, não podendo empreendê-los em outros projetos, sob pena de restituição do valor transferido.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 57/2019.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.