Professor divulga livro sobre importância da atuação parlamentar

por Tatiane Souza última modificação 11/09/2019 19h05
11/09/2019 – A convite do presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), o professor, advogado e escritor Elton Krause participou da sessão plenária desta quarta-feira, 11, para divulgar seu livro “Manual do vereador: uma visão político-administrativa”. Lançada em 2019, a obra apresenta temas ligados ao direito e à administração municipal. O foco do autor é proporcionar a todas as pessoas vinculadas à atividade político-parlamentar um instrumento para aperfeiçoar e compreender a extensão do trabalho legislativo. Ex-vereador de São Leopoldo, o escritor tem percorrido câmaras da região para estreitar o contato com o público-alvo da publicação.
Professor divulga livro sobre importância da atuação parlamentar

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Krause saudou a todos os presentes, em especial ao vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), seu ex-aluno. Com uma bagagem cultural, acadêmica e profissional de longa data, o professor atua há mais de 40 anos na área do Direito. “Este é o oitavo livro que estou escrevendo. O primeiro foi lançado e divulgado nesta Casa em 2003. Agora, trago neste livro, em quase 200 páginas, distribuídas em 45 capítulos, aspectos sobre o vereador, câmara, processo legislativo, glossário, perguntas e respostas, e concluo sobre os atos normativos – modelos práticos de elaboração de projetos”, explicou.

O escritor falou sobre alguns capítulos da sua obra. “O que vem a ser vereador? Trata-se de uma expressão que vem do verbo 'verear'. Aquele que deseja promover o bem-estar da comunidade. Legislar, fiscalizar e administrar”, disse. E complementou: “como se tornar um vereador? Esse livro é endereçado não apenas aos parlamentares, mas aos que almejam isso", explicou. No livro, há diversas outras explicações técnicas, como o que é moção, decreto legislativo, projeto de lei orgânica, projetos de resolução, audiências públicas, tribuna popular, entre outros.

O objetivo da obra, concluiu Krause, é proporcionar a todos que queiram ingressar na atividade político-parlamentar um instrumento capaz de auxiliar e permitir um aperfeiçoamento na administração pública.

Os vereadores Felipe Kuhn Braun, Gerson Peteffi (MDB), Patricia Beck (PP), Sergio Hanich (MDB) e Vladi Lourenço (PP) fizeram diversos questionamentos ao escritor. Raul Cassel ressaltou que gostaria de ter tido acesso a uma obra com esse conteúdo antes de se candidatar pela primeira vez a vereador. “É um livro bastante didático, que dá uma noção geral da situação do trabalho parlamentar. Acredito que ele serve de modo muito especial a todos aqueles que têm a intenção de concorrer nas eleições do ano”, apontou o presidente do Legislativo. 

A Câmara de Novo Hamburgo é a 38ª que o autor visita para divulgar o livro. Na cidade, a obra pode ser adquirida na livraria Clip Dienstmann, na rua Bento Gonçalves, 2504, no Centro.

registrado em: