Professor e alunas da rede municipal apresentam trabalho de valorização do protagonismo feminino

por Jaime Freitas última modificação 12/11/2018 21h21
07/11/2018 – A convite do vereador Vladi Lourenço (PP), Luiz Fernando Balon, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 7 de novembro, para apresentar o projeto “Lugar de Mulher É...”, trabalho de pesquisa realizado com os alunos da escola voltado para a valorização da mulher e o reconhecimento de seus direitos de liberdade e tratamento igualitário em sociedade.
Professor e alunas da rede municipal apresentam trabalho de valorização do protagonismo feminino

Foto: Anderson Huber/CMNH

O professor Balon, após uma breve fala, passou a palavra às alunas Emily da Costa Segatto e Fernanda Cavalli da Silva, que apresentaram o projeto aos vereadores. As estudantes iniciaram a exposição destacando que o principal objetivo é ensinar valores sobre igualdade de gênero, respeito, empoderamento e representatividade das mulheres na sociedade, e explicaram como surgiram as discussões. "Após ocorridos alguns casos de desrespeito em sala de aula em relação a comentários e atitudes de meninos sobre colegas meninas, e relatos que os alunos da turma trouxeram sobre situações externas, que surgiu o seguinte problema: 'por que as mulheres não são valorizadas como os homens e não têm as mesmas oportunidades que eles?'", contou Fernanda. O projeto lida com estatísticas de violência doméstica, abuso e assédio, abrindo espaço para que os estudantes possam refletir sobre a visibilidade feminina nas mais diversas áreas.

A aluna Emilly definiu o que mais gostou do projeto: "É importante falar da Lei Maria da Penha, que defende a mulher de qualquer tipo de agressão. Aprendi a gostar também de Frida Kahlo, que foi uma guerreira que lutou até o final da vida por liberdade e igualdade de gênero", relatou.

"Agradecemos a este espaço para discutirmos assuntos tão relevantes quanto esse. Direitos humanos, empatia, colocar-se no lugar do outro, são questões fundamentais que precisam ser abordadas na sala de aula. O empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero", defendeu o professor.

O projeto está entre os 10 finalistas do 6º Prêmio RBS de Educação na categoria Escolas Públicas. A comunidade pode acessar o site do prêmio e votar no projeto até o dia 9 de novembro (veja como no texto abaixo). "Estar entre os finalistas nos enche de alegria e esperança por dias melhores, pois queremos que as pessoas vejam que é possível falar em sala de aula sobre empoderamento e luta por igualdade tendo como base a leitura", defendeu Balon.

Projeto é finalista do Prêmio RBS de Educação

Partindo do questionamento “Por que ainda hoje, em muitas situações, as mulheres não são valorizadas e não têm as mesmas oportunidades que os homens?” que a proposta “Lugar de mulher é...” se tornou um dos projetos finalistas da 6ª edição do Prêmio RBS de Educação, divulgado no último dia 23.

Participante da categoria Escola Pública, a iniciativa que buscou perceber a importância que a mulher tem na sociedade, conscientizando sobre a valorização, liberdade e igualdade, passará agora por uma votação popular no site do prêmio (www.premiorbsdeeducacao.com.br) até o dia 9 de novembro. Os vencedores serão conhecidos no dia 14, com o melhor da categoria levando R$ 5 mil em prêmio.

Ao todo, são 20 finalistas, divididos nas categorias Escola Pública e Escola Privada. Todos os trabalhos serão divulgados na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 1º a 18 novembro. Nesta edição, foram inscritos 355 trabalhos de diferentes regiões do Estado, avaliados por júri técnico.

O Prêmio RBS de Educação, promovido pela Fundação Maurício Sirotsky e Grupo RBS, pretende estimular práticas de mediação e incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento, como literatura, matemática, artes e ciências.

Confira o vídeo sobre o projeto em https://youtu.be/OciiH7EmHVg

Fonte: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/noticia/projeto-novo-hamburgo-finalista-premio-rbs-educacao

registrado em: