Primeira vereadora negra assume vaga no Parlamento

por Maíra Kiefer última modificação 24/06/2021 21h08
23/06/2021 - Um momento histórico no parlamento hamburguense foi presenciado pelo público que acompanhou a sessão plenária desta quarta-feira, 23. A primeira vereadora negra, quarta suplente do PDT, Sandra Regina Carvalho Soares, 51 anos, tomou posse na vaga do titular Darlan Oliveira (PDT). Com 321 votos, a servidora pública da Guarda Municipal acompanhará apenas a uma plenária como prevê o Requerimento n° 700/2021, que trata da licença de um dia do colega pedetista por questões de cunho particular.
Primeira vereadora negra assume vaga no Parlamento

Foto: Jaime Freitas/CMNH

No dia 10 de maio, o suplente Nilson Torriano (PT) assumiu a cadeira do titular Enio Brizola (PT), tornando-se o segundo negro a integrar o Legislativo de Novo Hamburgo em 18 legislaturas.

Ao ter a oportunidade de ocupar a tribuna durante o Expediente Oral, a parlamentar Sandra agradeceu à comunidade do bairro São Jorge, seu reduto eleitoral, à nominata do PDT, ao colega de partido Darlan, e lembrou em seu discurso a trabalhista Glacira Eli Santos da Silva, que faleceu no dia 7 de fevereiro em decorrência de um câncer. “Hoje também tenho a oportunidade de romper barreiras, sendo a primeira mulher negra a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo”, falou a suplente.

Em seu discurso, ela parabenizou a equipe do Hospital Municipal por estar na linha de frente do combate à Covid-19 e o enfermeiro Edson Silva, da Casa da Vacina, pela empatia e agilidade na imunização de autistas, além de citar o Banco de Alimentos pela rapidez no cadastramento das famílias de baixa renda da Associação de Pais Amigos do Autista (Ama). Em nome da Guarda Municipal, como porta-voz dos servidores, fez uma apelo às questões solicitadas pela categoria em apoio às Propostas de Emendas Constitucionais (PECs133 e 275, que estão sendo votadas no Senado, e em favor do programa Casa Própria para Agentes de Segurança, lançado pelo Palácio do Planalto.

Vários parlamentares enalteceram a conquista da parlamentar e exaltaram sua competência e dedicação.