Presidente recebe visita do diretor-executivo da Fundação Liberato

por Daniele Silva última modificação 12/02/2020 21h53
12/02/2020 - Manter laços institucionais, consolidar parcerias e incentivar a produção científica entre os jovens e sua posterior divulgação foram alguns temas que nortearam encontro do presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), e do diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 12, na sede do Legislativo. Em sua visita, Ramon colocou a instituição de ensino à disposição e trouxe materiais que exemplificam os campos de abrangência do conteúdo acadêmico produzido por estudantes, professores, funcionários e participantes externos. Entre as publicações mostradas estavam a Revista Liberato, veículo oficial de difusão de estudos nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia; a Expressão Digital, que contempla textos ficcionais, poemas e ensaios feitos por servidores e alunos; e a Liberato Científica, espaço para trabalhos de estudantes de Ensino Médio e Profissionalizante de diferentes partes do Brasil e de outros países, que participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
Presidente recebe visita do diretor-executivo da Fundação Liberato

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Segundo Ramon, essa é uma iniciativa precursora na divulgação dos conteúdos científicos de secundaristas. Ele informou que há inclusive lista de espera para a publicação nas novas edições devido à quantidade de interessados em ter seus trabalhos difundidos.

O presidente elogiou a atuação da instituição de ensino e relatou que uma sobrinha, que estudou na Liberato, obteve bolsa na Feevale por ter tido uma pesquisa na área de acessibilidade reconhecida na feira. Ramon acrescentou que os educadores incentivam a produção nessa área, tendo em vista a dificuldade de a indústria, por questões de mercado e financeiras, de voltar sua atenção a esse campo.


Participação da Câmara na Mostratec

Integrante há três anos do rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na feira, o Legislativo hamburguense deve manter a parceria com a instituição. O Prêmio Cientista Júnior é concedido pela Câmara aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal, voltada para estudantes de ensino médio e técnico. O reconhecimento do Legislativo consiste na concessão de passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para até dois alunos e um professor-orientador por projeto participarem de feira nacional afiliada à Mostratec.

Além disso, a Câmara conta com estande fixo durante todo o evento. Estruturado com sala de reuniões e estúdio de televisão, o local recebe autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais, além de sediar encontros de comissões parlamentares.

Sobre a Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia tem representantes de todos os estados brasileiros e de outros 20 países do mundo.