Presidente da Câmara recebe visita de diretor da Fundação Liberato

por Jaime Freitas última modificação 28/10/2020 19h03
28/10/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, vereador Gerson Peteffi (MDB), recebeu em seu gabinete no início da tarde desta quarta-feira, 28, o diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans, e o coordenador de assuntos institucionais da Mostratec, Paulo Renato Thiele. No encontro, foi debatida a situação da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec e a alternativa para manter suas atividades mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Para dar continuidade aos 35 anos de realização ininterrupta, a edição deste ano ocorrerá no formato virtual. Além disso, a data foi transferida de outubro para dezembro.
Presidente da Câmara recebe visita de diretor da Fundação Liberato

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

A Comissão Central da Mostratec e a direção da Fundação Liberato informaram ainda no mês de julho que a Mostratec 2020, mesmo com a mudança de data, seria online devido à pandemia. A feira ocorrerá de 9 a 11 de dezembro. A Mostratec Júnior 2020 (educação infantil e ensino fundamental) terá caráter lúdico e formativo, com propostas virtuais especiais. Os procedimentos para submissão de trabalhos, regras e prazos estão disponíveis no site da feira. Em comunicado, a entidade informou cumprir rigorosamente as regras dos órgãos oficiais de saúde, visando à saúde e à segurança de todos os envolvidos com a Mostratec. 

Também participaram da reunião o diretor-geral da Câmara, Flávio Luís Teixeira da Silva, e o assessor de Relações Públicas, Alexsander Penz Mendes.

Participação da Câmara na Mostratec

Integrante há três anos do rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na feira, o Legislativo hamburguense é parceiro da instituição. O Prêmio Cientista Júnior é concedido pela Câmara aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal, voltada para estudantes de ensino médio e técnico. O reconhecimento do Legislativo consiste na concessão de passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para até dois alunos e um professor-orientador por projeto participarem de feira nacional afiliada à Mostratec.

Além disso, a Câmara conta, à excepcionalidade deste ano, com estande fixo durante todo o evento. Estruturado com sala de reuniões e estúdio de televisão, o local recebe autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais, além de sediar encontros de comissões parlamentares.

Sobre a Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia recebeu no último ano representantes de todos os estados brasileiros e de outros 20 países.