Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações

por Tatiane Souza última modificação 20/12/2019 15h55
20/12/2019 – O 1º Prêmio Leopoldo Petry – Literatura nas escolas de Novo Hamburgo resultou na produção de um livro impresso. Criado pela Resolução nº 4/2018, a iniciativa premia os 90 melhores textos elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, privadas e filantrópicas do município. A primeira edição teve como tema “O que você faria para melhorar a nossa cidade?”. A proposta estimulou o engajamento e participação dos alunos e recebeu a inscrição de 300 textos. A publicação mantém a formatação e a essência original dos textos selecionados.
Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Prêmio Leopoldo Petry 

O Prêmio Leopoldo Petry de Literatura é uma promoção da Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ele é uma homenagem ao primeiro prefeito eleito do Município, que, além da vida política, também atuou como escritor, jornalista, professor, diretor de escola, funcionário público e historiador. 

De acordo com o regulamento publicado, o prêmio é dividido em três categorias: Categoria 1 (4º ao 5º ano do ensino fundamental), na qual os candidatos escreveram um poema de 12 a 15 versos; Categoria 2 (do 6º ao 7º ano), com a inscrição de textos narrativos de 20 a 30 linhas; e Categoria 3 (do 8º ao 9º ano), com a entrega de redações argumentativas de 30 a 40 linhas. 

Os textos, inéditos e manuscritos, foram analisados por uma comissão julgadora outorgada pelo Legislativo, composta por: Joseane Matias, assessora da Secretaria Municipal de Educação (Smed); Renate Gigel, presidente da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (Alvales); Ricardo Maus Affonso, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e Rosângela Thiesen Horn, membro do Conselho Municipal de Educação. 

Os jurados avaliaram quesitos como criatividade, coerência, clareza e vocabulário compatível ao gênero literário e faixa etária do aluno. Os autores das 90 melhores redações serão homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Novo Hamburgo em 2020. Seus textos dão vida a este livro ora publicado.