Prêmio Cientista Jovem da Câmara contempla estudantes hamburguenses na Mostratec 2019

por Jaime Freitas última modificação 28/10/2019 19h55
28/10/2019 – Aconteceu na noite de sexta-feira, 25 de outubro, no Teatro Feevale, a cerimônia de premiação da 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). A Câmara participou do evento e concedeu o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo a dois projetos elaborados por talentos da pesquisa hamburguense. Como prêmio, o Legislativo deverá custear passagem, hospedagem ou taxa de inscrição para que os estudantes e um professor-orientador participem de uma feira nacional afiliada à Mostratec.
Prêmio Cientista Jovem da Câmara contempla estudantes hamburguenses na Mostratec 2019

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

Os alunos Giovanna Dutra Kaminski e Matheus Daniel Faleiro foram os vencedores na área de Biologia Celular e Molecular, e Microbiologia com o trabalho “Avaliação in vitro da citotoxicidade de um líquido iônico e sua atividade antiviral frente ao Zika vírus”. Os estudantes foram orientados pelas professoras Maria Angélica Thiele Fracassi e Ana Luiza Ziulkoski e se credenciaram para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2020, que acontece no mês de março, em São Paulo. Os alunos Augusto Cezar de Araujo e Vallentine Backes Orth foram os premiados na área de Engenharia e Materiais, com o trabalho “Produção de piso tátil a partir da desvulcanização ultrassônica de borracha proveniente de pneus inservíveis” e foram orientados pela professora Schana Andreia da Silva. Os estudantes se credenciaram para a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) 2020, que será realizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Ambas as duplas estudam na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e estão no 4º ano do ensino técnico.

Em nome do Parlamento, o presidente Raul Cassel (MDB) entregou certificados aos estudantes responsáveis pela elaboração dos projetos. Além do reconhecimento, a premiação, instituída pela Resolução nº 6/2018, também representa o fomento do Legislativo municipal à continuidade da pesquisa científica em nossa cidade. No dia anterior, 24, no encerramento da Mostratec Júnior (modalidade voltada para estudantes de ensino fundamental e educação infantil) a Câmara também premiou quatro projetos hamburguenses.

A Mostratec é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e encerrou com um recorde de projetos inscritos. Foram 755 trabalhos formulados por cerca de 2,3 mil alunos. A Câmara Municipal de Novo Hamburgo marcou presença no evento como parceiro, com um estande com um estúdio televisivo e sala de reuniões, onde ocorreram diversos encontros institucionais, além da gravação de programas para a TV Câmara NH. Com a participação, o parlamento hamburguense teve mais uma vez a oportunidade de acompanhar o esforço e dedicação de estudantes de várias partes do mundo, com projetos inovadores.

 


A Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de todos os estados brasileiros e de outros 21 países das Américas, África, Ásia e Europa. Ao todo, 755 projetos abordaram diferentes temáticas em 13 áreas de conhecimento. A organização da feira estima que mais de 65 mil alunos de ensino médio, técnico, fundamental e educação infantil tenham se envolvido diretamente com o universo da pesquisa até saírem os trabalhos classificados à exposição.

registrado em: