Plataformas de ensino a distância e oferta de cursos pautam encontro de rede de escolas de governo gaúchas

por Maíra Kiefer última modificação 29/04/2020 18h26
28/04/2020 – Por meio de videoconferência, a Rede de Escolas de Governo dos Municípios do RS reuniu-se na sexta-feira, 24, para a apresentação da logomarca do grupo e de relatórios sobre os cursos e treinamentos ofertados no último mês, durante o qual houve a suspensão de uma série de atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além disso, os participantes debateram a implantação de plataformas de ensino a distância, medida que deverá ser posta em prática em breve pela Escola de Gestão de Porto Alegre. A EducaPOA contará também com vagas reservadas às instituições associadas. A diretora Maria Carolina Hagen, da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, está fazendo levantamento entre diversas entidades sobre os requisitos para a adoção desse tipo de ferramenta.

Janaína Castoldi, da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado, colocou à disposição a plataforma de EaD do TCE-RS para hospedar cursos dos integrantes da rede. Também ressaltou a importância de iniciar a elaboração dos cursos de técnica legislativa e sobre o papel do vereador, que foram apontados pelos integrantes do grupo como essenciais para 2020. Maria Carolina disse que pode contribuir com materiais, disponibilizados pelo Interlegis em treinamento que trata do tema, para auxiliar na construção do conteúdo que será disponibilizado pela rede. A servidora relatou ainda que no portal institucional e nas mídias sociais do Legislativo hamburguense estão sendo divulgados cursos EaD de referência para aqueles que têm a possibilidade de se aprimorar no período da quarentena.  

Acompanharam também o encontro Jorge Barcellos, coordenador de cursos da Escola do Legislativo Julieta Batistoli, da Câmara de Porto Alegre; Ricardo Aires Simas, da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, da Câmara de Uruguaiana; Fernando Henrique Escobar Bins, da Escola do Legislativo de Guaíba; Márcio Vedana e Sirley Carvalho, ambos da Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Porto Alegre; Marcelo Danéris, da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, do TCE-RS; Cristian da Rosa, da Escola de Gestão da Prefeitura de Santa Cruz do Sul; e Luciana Penna, coordenadora da Escola de Gestão Pública da Prefeitura de São Leopoldo.

Cursos EAD – levantamento da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo.

Conheça a EducaPOA.