Pioneirismo, inovação, responsabilidade social e ambiental são marcas dos 60 anos das Tintas Killing

por Tatiane Souza última modificação 25/05/2022 12h54
24/05/2022 - Uma das principais produtoras de tintas e a maior exportadora de adesivos industriais do país, a hamburguense Killing S.A. completa 60 anos de história no dia 25 de maio e, para marcar a efeméride, a Câmara promoveu sessão solene nesta terça-feira, 24, na véspera do aniversário. O evento foi proposto pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB) e contou com a presença da família Killing, autoridades, trabalhadores da empresa e comunidade. “Falar sobre quem gera emprego e renda e ajuda a fomentar a economia local é sempre motivo de muita satisfação. Esta solenidade reflete o sucesso e a tradição de uma empresa consagrada. A expansão nos mercados nacional e internacional é consequência de uma gestão comprometida e embasada em conceitos como confiabilidade, qualidade, cuidado, cooperação e sustentabilidade”, destacou o parlamentar.
Pioneirismo, inovação, responsabilidade social e ambiental são marcas dos 60 anos das Tintas Killing

Foto: Daniele Souza/CMNH

O evento, realizado no Plenário do Legislativo, teve transmissão ao vivo da TV Câmara, pelo youtube.com/TVCamaraNH e pelo Facebook.com/TVCamaraNH. Compuseram a Mesa diretiva da solenidade o vereador Raizer Ferreira; o presidente da empresa hamburguense Killing S.A. Tintas e Adesivos, Milton Killing; a prefeita Fátima Daudt; o delegado da 3ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, Eduardo Hartz; e representando o Banco de Alimentos e todas as entidades as quais a Tintas Killing apoia, Neli Silveira. 

Falar das Tintas Kiilling é muito fácil e do compromisso que ela tem com a sociedade também. Conseguimos enxergar todas as pontas que ela toca e todos os que ela se esforça para atender. Tenho certeza de que nossa cidade abençoa de coração esta empresa”, destacou Raizer Ferreira. O proponente da ação relatou como começou as pinturas dos pilares do trem, iniciativa pioneira da homenageada, em parceria com a Trenburb. “Adotou os sete pilares em frente da sua sede e ajudou a deixar a cidade ainda mais bonita”, apontou. 

Com matriz em Novo Hamburgo e filiais na Bahia, em Buenos Aires e no México, atualmente a Tintas Killing contabiliza um portfólio de aproximadamente 2,5 mil itens, uma produção mensal de 3 milhões de litros e uma equipe de quase 500 colaboradores. Com todo o mérito, o planejamento estratégico adotado consolida a empresa a um novo patamar de produção, com produtos certificados como ecologicamente corretos, aliados à inovação e tecnologia da informação. Além disso, possibilita, por exemplo, os planos para a criação de novos itens e a ampliação e qualificação de unidades fabris até 2025”, mencionou. Raizer, por fim, ressaltou a notória devoção da empresa na promoção do voluntariado e destacou entidades como o Banco de Alimentos, a Horta Comunitária de Novo Hamburgo, o Lar São Vicente de Paula, a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, a Associação Evangélica de Ação Social e AMO Criança como algumas das abrangidas pelas ações de responsabilidade social.

Representando o Banco de Alimentos e diversas outras entidades, Neli Silveira salientou dois importantes vieses que, segundo ele, a empresa assume: o da solidariedade, o do bem-estar e o da cidadania. Ele destacou o Projeto Simplesmente Juntos, que auxilia muitas entidades a minorar a fome de pessoas que são impactadas positivamente pelas ações desenvolvidas pela Killing. “Só falando no Banco, mensalmente alcança alimentos para quase sete mil pessoas. Solidariedade também é um dos princípios basilares desta empresa. Muito obrigada. Que possamos continuar aprendendo com vocês e que vocês possam repassar esses conceitos aos que vão continuar o trabalho no futuro”, apontou.

Segundo Silveira, por meio do viés do bem-estar e da cidadania, a empresa ainda realiza o importante projeto Estação das Cores, que consiste na pintura dos pilares do trem, que trazem em si a marca do pioneirismo. “Vamos fazer porque, sim, isso vai ser transformador. E foi. Hoje, temos 102 pilares com diferentes linguagens de pinturas ao longo do trecho Nações Unidas e Primeiro de Março. Percebemos as pessoas mais tranquilas no trânsito e isso tem a ver com se sentir melhor e mais seguro”, disse. 

O delegado Eduardo Hartz mencionou a alegria em ter a oportunidade de ouvir mais sobre a história da empresa e entender o motivo pelo qual ela é tão importante. “A Tintas Killing tem algo a mais e é isso que estamos vendo aqui hoje: o envolvimento com a comunidade e as entidades que são beneficiadas pelas propostas e projetos desenvolvidos. Como representante da segurança pública, meu profundo agradecimento pela consciência da empresa e pela preocupação com o bem-estar da sua comunidade. Todo esse sucesso é consequência das suas ações”, refletiu. O delegado agradeceu por ela destinar os recursos do ICMS para a Polícia Civil. “Nada é de graça. O reconhecimento não é de graça. Crescer, sim, mas com sustentabilidade e tendo a sua comunidade crescendo junto. É isso que vocês representam”, salientou. 

Emocionada, a prefeita Fátima destacou que as Tintas Killing faz parte da história de Novo Hamburgo. “Seu Celestino, o pioneiro, tudo o que ele fazia tinha muito brilho. Tive o prazer e a honra de conhecê-lo”. Na noite da festa dos 60 anos, fiquei pensando na trajetória desta empresa e por que ela é tão importante para nós? Ela brotou desta terra e se tornou forte e com uma família que é exemplo. Não é fácil ter uma empresa, torná-la duradoura, consolidá-la, fazer com que cresça, se internacionalize e busque outros mercados. E nós temos isso aqui no município. Um exemplo a ser seguido. Uma família vibrante, alegre e comprometida. Se doar para além da empresa, do nosso umbigo, e isso eu vejo em vocês. Como temos orgulho, por isso temos de valorizar sempre e cada vez mais. Vida longa a empresa neste solo hamburguense”, comemorou.

 Presenças

Acompanharam a solenidade da tribuna de honra a esposa de Milton Killing, Nara Vianna; a irmã Branca Helena Killing Lacroix, dentre outros familiares e integrantes da diretoria da Tintas Killing. Os parlamentares Enio Brizola (PT), Inspetor Luz (MDB) e Semilda dos Santos – Tita (PSDB) acompanharam a solenidade. Os vereadores Cristiano Coller (PTB), presidente da Casa, Darlan Oliveira e Felipe Kuhn Braun justificaram a ausência. 

Vereadores 

Brizola lembrou que a Killing trabalha com inclusão social e está sempre preocupada com o próximo. “Do nosso chão, de onde pisamos, vocês são daqui, como bem disse a prefeita”, enfatizou o parlamentar, que relembrou a participação da empresa na realização no Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, no qual expôs o seu case de sucesso (Seminário destaca casos de sucesso de empresas e instituições locais). “É uma grata satisfação celebrar 60 anos de história de um operário, pessoa humilde, trabalhadora, seu Celestino, que, com certeza, olha hoje e diz: deu certo. Família unida e promovendo riquezas para o município, inovando, atualizando permanentemente as tecnologias produtivas, os métodos de produção, sem deixar de se preocupar com os trabalhadores, que tem reconhecimento e valorização. Vocês cuidam do todo. Uma empresa vence crises econômicas, ambientais e sociais assim. Vida longa e sucesso sempre”, disse o parlamentar. 

Inspetor Luz destacou que a Tintas Killing é uma referência para a cidade. Ele contou que sempre ouviu elogios sobre a administração da empresa – “pujante e poderosa, como vocês são, sem esquecer do apoio social”. O parlamentar contou como a empresa ajudou na construção da Central de Polícia Civil doando as tintas para sua pintura. “As coisas evoluíram, mas o senso social e de cooperação com os órgão de segurança pública e outras entidades, com os funcionários, nunca foram esquecidos. Souberam conduzir os negócios seguindo os ensinamentos do seu pai, aliando a simplicidade de visão empreendedora do Milton. Passou por crises e superou obstáculos. Minha gratidão eterna”, mencionou Inspetor Luz. 

Semilda dos Santos – Tita ressaltou a trajetória da Killing. “Que honra para Novo Hamburgo, Milton, que orgulho ter essa empresa internacional, que gera renda e muitos empregos e que possui um olhar tão grande para o social e para o meio ambiental. Reciclam os resíduos e utilizam energias renováveis, demonstrando um cuidado com o planeta e as futuras gerações. Que vocês sigam avançando, cuidando das pessoas, melhorando o município e colorindo nossa cidade e nossas casas”, destacou a vereadora. 

Reconhecimento 

Milton Killing usou a tribuna para agradecer a homenagem. “Tenho a certeza de que meu pai Leopoldo Celestino Killing, fundador dessa empresa, está muito contente com essa honraria, assim como nós estamos e todos nossos sócios e colaboradores. Quero destacar também a minha mãe, Herta Killing, porque se não fosse ela, essa história não seria possível”, disse. 

Gestão de sucesso

Desde sua fundação, a visão empreendedora de seu fundador, Leopoldo Celestino Killing, foi vanguardista e primordial para nortear as diretrizes da gestão até os dias atuais. A conquista do Selo Origem Sustentável, na certificação Ouro, em março de 2022, é fruto dessa visão, que já tinha uma consciência ambiental como premissa em seu negócio. Milton Killing, filho do fundador e atual diretor-presidente da Killing, foi o responsável, a partir de 2002, por continuar a evolução e a essência dessa história, construída nos pilares da ética, confiança, cooperação, cuidado, qualidade, inovação, tecnologia e sustentabilidade para seus clientes, fornecedores, parceiros e sociedade. Devido à sua gestão, com a participação de diversos colaboradores, a Killing recebeu vários outros prêmios ao longo de sua trajetória (Veja quadro Distinções).

O sucesso da Killing está no fazer bem-feito e com alta qualidade, não apenas suas tintas, vernizes, massas, texturas, adesivos, solventes, aditivos e produtos complementares, mas no atendimento aos seus clientes. O cuidado em criar produtos, que facilitem a vida de seus consumidores, começou com Celestino ouvindo-os sobre suas necessidades e buscando as melhores soluções para essas demandas. Por isso, hoje, a empresa conta com um dos laboratórios mais modernos da América Latina e com uma equipe de profissionais altamente qualificados e focados no desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os mercados em que atua. 

História 

1962

Em 25 de maio de 1962, nasce a empresa de tintas para calçados e couros Tintas Killing, com o foco sempre na melhor qualidade e no melhor atendimento das necessidades dos seus clientes.

1969

Tintas Killing transforma-se em S.A. (Capital Fechado) e passa a ser chamada de Killing S.A. Tintas e Adesivos.

1970

Amplia a sua linha de atuação e produção e passa também a produzir adesivos para calçados.

1972

Killing dá um importante passo na sua história e adquire a empresa Tintas Tucano (tintas imobiliárias, metal-mecânica e moveleira), expandindo seus negócios para o mercado nacional.

1997

Killing inaugura fábrica de adesivos em Pacatuba, no Ceará.

2000

Killing recebe a certificação ISO 9001, que confirma e reafirma a estrutura de qualidade da empresa.

2001

Otimizando seus serviços e administração, a Tintas Killing dá início ao processo de Governança Corporativa.

2002

Após 40 anos à frente da empresa e principal responsável pelo seu sucesso, o fundador Leopoldo Celestino Killing passa o comando da empresa (Holding Kielos) para seus sucessores da segunda geração.

2006

Para otimizar recursos e melhorar a logística no polo calçadista do nordeste, a unidade produtiva do Ceará foi transferida para a unidade da Bahia.

2012

Amplia sua produção com a abertura da fábrica de adesivos na Argentina.

2015

Começa a operação da Unidade de Negócio no México - Kisafix México/Distribuição.

2018

Inicia-se a operação da Kisafix na unidade de Querétaro, no México/Fabricação.

2019

Promove projeto pioneiro em Novo Hamburgo, intitulado Estação das Cores.

2022

Ano em que completa 60 anos de inovação e tecnologia e é a primeira empresa de tintas e adesivos no Brasil a conquistar o Selo Origem Sustentável. 

Dinstinções

- Marcas De Quem Decide (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022)

- Prêmio Campeãs de Inovação (2019, 2020, 2021 e 2022)

- Prêmio Exportação (2020 e 2021)
- Prêmio Melhor Produto do Ano (2021)

- Reconhecimento Bibi (duas categorias em 2019, 2020 e 2021)

- Prêmio Primus Inter Pares (2021 e 2022)

- Selo Origem Sustentável 2022 

Leia mais: 

Primeira edição da Honraria Empresarial Júlio Redecker ocorre no dia 14 

Câmara certifica sete Empresas Amigas do Idoso 

Conheça mais sobre a história da homenageada

Assista a sessão solene na íntegra

60 anos da Tintas Killing

registrado em: