Nova rua no bairro Alpes do Vale deve homenagear líder comunitária com atuação no Kephas

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/02/2021 23h13
22/02/2021 – Natural de São Gabriel, Dona Marta Helena Soares tornou-se figura conhecida no bairro Diehl a partir de sua chegada à região na década de 1980. Com longa atuação voluntária no projeto Comida Urgente, foi grande incentivadora do trabalho comunitário e apoiou diversas iniciativas para o desenvolvimento social do Kephas. Sua história e seu legado motivaram o então vereador Rafael Lucas (PDT) a apresentar projeto de lei no ano passado sugerindo seu nome à atual rua 11 do loteamento Morada das Rosas, no bairro Alpes do Vale. O texto foi aprovado por unanimidade em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 22.
Nova rua no bairro Alpes do Vale deve homenagear líder comunitária com atuação no Kephas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Na justificativa ao Projeto de Lei nº 52/2020, Lucas destaca também a participação de Marta na Assembleia de Deus e sua liderança na Associação de Moradores do Kephas 2. “A qualidade de vida, o crescimento e o desenvolvimento de qualquer comunidade, bairro e município depende e tem relação direta com a formação, a abnegação e a disposição ao trabalho por parte de seus moradores. É nesse contexto que, indiscutivelmente, devemos incluir o nome de Marta Helena Soares Pinto. Sua incessante busca por uma melhor qualidade de vida individual, familiar e coletiva fez com que fosse uma cidadã respeitada e admirada”, salienta o proponente. Marta faleceu em junho de 2014, aos 62 anos.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: