No Dia Internacional da Mulher, 11 agraciadas recebem o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 09/03/2022 20h44
08/03/2022 - A solenidade de entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data que marca a luta por direitos iguais, justiça e pelo fim das discriminações e violências. Na sessão solene, 11 agraciadas de diferentes áreas receberam o reconhecimento na sede da Câmara. A mesa de honra foi composta pelo presidente, vereador Cristiano Coller (PTB); pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e pela secretária de Obras, Greyce da Luz – a primeira mulher a conduzir a pasta na história da cidade. "Hoje estamos com a Casa cheia depois de dois anos de pandemia, mesmo que ainda estejamos seguindo os protocolos contra a Covid-19. Temos grandes mulheres na nossa cidade e região. E o lugar de vocês é onde vocês quiserem estar e se sentirem bem, seja na política ou dirigindo um caminhão", destacou Coller na abertura da solenidade.
No Dia Internacional da Mulher, 11 agraciadas recebem o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Em 2020 e 2021, os vereadores entregaram os certificados de Mulher Cidadã diretamente às homenageadas em suas casas ou em seus ambientes de trabalho, devido à pandemia do Coronavírus. 

Confira a Resolução n° 01/2018 na íntegra. Ela regra a concessão da honraria.

Greyce da Luz destacou o quanto se sente honrada em um cargo tradicionalmente ocupado na cidade por homens. Ela agradeceu à prefeita pela oportunidade e a confiança recebida de todos. “Nós, mulheres, somos abençoadas porque podemos fazer diversas ações ao mesmo tempo e colocar o coração em todas elas. Continuem com o trabalho lindo que fazem pela nossa cidade. E que ele incentive outras mulheres a seguirem pelo mesmo caminho”, ressaltou a secretária às 11 homenageadas da noite.

A prefeita Fátima Daudt, que já recebeu o título Mulher Cidadã em 2015, afirmou que tem um carinho imenso pela honraria. "Eu também já vivi este momento. Quando falamos e escutamos sobre as histórias das mulheres, todas temos lutas, algumas mais doídas, outras mais sofridas. Tudo isso que vem acontecendo ao longo dos anos é algo cultural, desde 1968, com a queima dos sutiãs e até mesmo antes. Temos uma história longa em que as mulheres têm lutado muito. Avançamos, mas não o suficiente", disse a prefeita. Fátima que é a primeira mulher eleita chefe do Executivo em Novo Hamburgo lembrou que no Brasil o direito ao voto feminino completou 90 anos. "O meu  governo é o que mais tem mulheres no primeiro escalão. Porque não basta falar. É preciso agir para que outras mulheres também cresçam. Nós queremos valorizar as mulheres, sim. E isso não é a mulher ser mais que o homem, mas caminharem junto por uma cidade melhor. Todas essas mulheres que estão aqui hoje fazem um trabalho essencial para Novo Hamburgo. Quero agradecer a cada uma pela liderança que tem exercido em suas comunidades, pelas boas práticas que realizam", afirmou Fátima ao enfatizar que a maioria dos líderes comunitários são mulheres.

Título Mulher Cidadã 2022


Homenageada Realda Frohlich

Nascida em 1987 na zona rural de Santa Catarina, na época distrito de Bandeirante, de pais gaúchos que foram em busca de novas oportunidades, Realda Frohlich viveu nessa comunidade até 1993, quando a família mudou-se para o bairro Operário. Em 2010, ingressou por concurso público na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Por oito anos trabalhou na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Afonso, sendo transferida depois para o Hospital Municipal. Sua trajetória na área foi sempre marcada pela empatia e profissionalismo, acolhendo pacientes e familiares e os auxiliando nos momentos difíceis.

“O grande motivo em estar prestando essa homenagem é a forma como você trata as pessoas e os pacientes. Além do profissionalismo, é um exemplo de ser humano e de empatia com o próximo. Essa é a Realda Frohlich”, destacou Cristiano Coller durante sua fala na tribuna.



Homenageada Marilde dos Santos Martins

Nascida em Palmitinho, em 1971, Marilde dos Santos Martins mudou-se para Novo Hamburgo aos 12 anos. A dedicação ao trabalho social rendeu a ela o apelido de “Tia da Rua”. Com o auxílio de seu filho, distribuía à noite comida para moradores carentes, empenhando-se na tarefa por sete anos. Ao transferir sua moradia para Vila Diehl, na localidade da Vilinha, sensibilizou-se com a situação de vulnerabilidade vivida por parte da comunidade do local. Por isso, decidiu oferecer almoços, especialmente para as crianças, às terças e quintas-feiras. Cerca de 60 marmitas são distribuídas para os inscritos no projeto, que gradualmente vem ampliando sua abrangência. Para tornar a iniciativa possível, Marilde, conhecida também como Nega, busca doações de alimentos e apoio de parceiros que, assim como ela, compartilhem o sonho de alimentar o maior número de crianças e jovens.

“Hoje é um dia especial e de muita honra. Muitas mulheres gostariam de estar aqui sendo homenageadas. Estou muito feliz em estar falando hoje da Nega. Todo mundo sabe o trabalho que esta líder comunitária desenvolve com as crianças na Vila Esperança. Obrigado pelo serviço social que tu presta para a nossa comunidade. Tu faz um trabalho silencioso, mas que dá impacto grande e alegra o coração de Deus. Feliz Dia Internacional das Mulheres a todas”, ressaltou Darlan de Oliveira (PDT).

 

 

Homenageada Graziela Marisa Pruch Gonçalves

Natural de Novo Hamburgo, Graziela Marisa Pruch Gonçalves transformou o luto pela perda da filha Penélope, de apenas 14 anos, após acidente de trânsito em 2021, em coragem para auxiliar crianças e mulheres que sofrem violência sexual. Aos 12 anos, Penélope Daniela Gonçalves passou a ser vítima de abusos e suportou por meses as ameaças do agressor para que ficasse em silêncio. Apenas em agosto de 2020, a jovem, na época com 13 anos, conseguiu contar para a família a situação vivida em sofrimento. A mãe tomou todas as medidas legais, acionando o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Novo Hamburgo (CREAS) e também solicitando o agendamento de perícia de lesão corporal e psicológica ao Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil (CRAI), localizado, até então, apenas no município de Canoas. A adolescente faleceu sem conseguir o atendimento de lesão corporal e psicológica no CRAI. A partir disso, Graziela transformou o sentimento de injustiça pela negligência do Estado, com relação a tantas pessoas vítimas de violência que aguardam atendimento sem sucesso, em força e criou o Movimento Acolha Penélope. 

“Quero saudar todas as mulheres por esta data especial, de pouca comemoração, mas de luta contra as desigualdades e as violências de todas as formas. A Grazi nos inspira muito em participar de um programa tão importante como o Catavida, premiado nacional e internacionalmente. A minha grande justificativa em homenageá-la, porém, é pelo fato de ter transformado o seu luto em luta. Por ter feito tudo o que foi possível, inclusive a criação de um movimento para buscar uma política pública que faltava na cidade, que é o Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil (CRAI). Infelizmente, tua filha partiu sem ter acesso a esse instrumento. E isso nos doeu a todos. A Grazi movimentou mulheres, autoridades, entidades engajadas nesta causa e importante conquista. Meu maior reconhecimento a uma pessoa que lutou muito pela justiça a sua filha, mas que pensou também na sua cidade e região. Viva a Penélope! Que o filho que está no teu ventre possa nascer com outra mentalidade, acolhido por uma família que combate a violência doméstica e todas as formas de violência contra as mulheres e o machismo. Nossa gratidão e o meu pedido de perdão, enquanto homem, por tanta violência que tua família e tua filha passou. É um momento de celebrarmos, mas também de continuarmos lutando. Parabéns, Grazi. E lute sempre”, salientou Brizola.


Homenageada Cristina Pletsch

Natural de Ivoti, Cristina Pletsch nasceu em julho de 1952. É formada em licenciatura plena Português/Inglês, pela Unisinos. Por dois anos, foi vice-presidente Cultural na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo. Atuou em diversas escolas: EMEI Primavera, no Colégio São Luís, Colégio Santa Catarina e Colégio 25 de Julho, onde foi solista do coral por 10 anos.

“Querida professora Cristina, minha homenageada, a tua forma positiva de ver as pessoas e o mundo foi nossa maior inspiração para o dia de hoje. Como é bonito ver aqui todas essas histórias lindas. A tua história é no ensino, como profissional, mãe, esposa. Reconhecemos o teu trabalho. O bom humor e a alegria de viver são as melhores formas de resolvermos os problemas ao nosso redor. E você é assim”, destacou Felipe Kuhn Braun (PP). 



Homenageada Jacinta Rubenich da Costa

Natural de Ivoti, Jacinta Rubenich da Costa vive há 43 anos em Novo Hamburgo. Sua trajetória foi marcada por atuações voluntárias em várias comunidades: no círculo de pais e mestres na Escola Alfredo Clemente Pinto, na paróquia São José, no qual dedica-se à direção e conselho paroquial e na coordenação do Grupo de Idosos do Primavera. Participa ativamente como voluntária dos trabalhos relacionados à Pastoral da Criança. Essa vocação se mostrou desde a juventude, com olhar atencioso a crianças e idosos.

“Quero te homenagear por tudo o que você fez pelo nosso bairro e pela nossa cidade. O bonito desta homenagem é que ela mostra os diversos ângulos que estas mulheres possuem. A minha homenageada se dedicou a diversas entidades, durante muitos anos. A nossa expressão maior de alegria pela presença de todas vocês 11 aqui e pelas múltiplas faces do trabalho de vocês. São o exemplo que a gente gosta de trazer a esta Casa. Continuem neste trabalho e com esse vigor para melhorar cada vez mais a nossa cidade. Parabéns dona Jacinta, é uma honra te entregar esta placa de Mulher Cidadã”, enfatizou Gerson Peteffi (MDB).


Homenageada Silvia Berigula

Aos 17 anos de idade, Silvia Berigula veio do município de Alpestre para Novo Hamburgo com o objetivo de cuidar dos sobrinhos. Encantada com o lugar, firmou-se na cidade. Com formação de Técnica em Segurança do Trabalho, pela Escola Liberato, trabalha há mais de 11 anos na área da saúde. Sua trajetória iniciou no Hospital Municipal, onde permaneceu por seis meses. Após, ingressou na UBS Santo Afonso, onde dedica-se, com profissionalismo e empenho, há mais de uma década ao atendimento dos moradores.

“Hoje é um dia muito especial para homenagear essas 11 guerreiras, mas quero lembrar que temos muitas outras guerreiras lá fora. Estou muito feliz em estar ao lado da Silvia, uma mulher que trabalha na área da saúde, na UBS do Santo Afonso, há 11 anos. Quantas mulheres e crianças você já ajudou. Você representa muito para a nossa cidade. São mulheres como a Silvia, Prefeita, que merecem ser reconhecidas. Te agradecemos pelo trabalho que desempenha com tanto amor e carinho", apontou o vereador Gustavo Finck (PP).


Homenageada Amanda Honorato Fernandes

Nascida em 1977, em Novo Hamburgo, a líder comunitária Amanda Honorato Fernandes faz trabalho social em vários bairros desde os seus 21 anos. De 1998 a 2003, direcionou a sua atuação voluntária a grupo de jovens, por meio de projetos de oficinas de teatro, dança, leitura, no intuito de proporcionar inclusão social. Há 15 anos, trabalha com crianças de dois a 10 anos na Escola Bíblica Infantil, na qual ensina educação cristã com atividades lúdicas, orientação pedagógica (através de suporte), prestando auxílio àqueles que sofreram traumas ou têm suas famílias abaladas por adversidades. Na política, tem se mostrado ativa, especialmente no Grupo Amigos da Comunidade.

“Meu abraço e carinho a todas as mulheres pelo dia especial. Me sinto muito honrada em homenagear a Amanda. Uma guerreira, que congrega na mesma igreja que eu há 25 anos, lutando nas comunidades, ajudando o próximo. Essas mulheres são suas auxiliares, prefeita. Elas ajudam a fazer uma cidade melhor. Nas vilas e nos bairros, a Amanda cuida das pessoas que precisam de um apoio, de uma palavra, alimento, carinho. Em sua trajetória solidária, demonstrou ser grande líder comunitária, levando o amor ao próximo e promovendo a inclusão social. Você merece representar as mulheres hamburguenses sendo uma Mulher Cidadã”, comemorou Lourdes.


Homenageada Liliane Teresinha Adriano

Liliane Teresinha Adriano dedicou 18 anos de sua vida ao Grupo Caritas da Igreja São José Operário. A entidade, que atende moradores em vulnerabilidade social em Canudos, presta serviço social a 1,2 mil pessoas cadastradas. Ao longo de quase duas décadas, Liliane coordenou o grupo, fez visitas conhecendo a realidade de cada família. Todos os sábados são realizados os projetos, dentre eles, os cursos profissionalizantes, palestras, encaminhamentos para agências de emprego, feiras para doações de vestuários, além das distribuições de cestas básicas para os grupos familiares vinculados à entidade, bem como, empréstimos de cadeiras de rodas, muletas e camas hospitalares para os necessitados.

“Quero saudar todas as mulheres que estão sendo homenageadas nesta noite tão importante. Sou grato de ter te conhecido e todo o trabalho social que você faz no São José, Liliane. Trabalho forte e focado que desenvolve há 18 anos. Siga em frente e encontre em mim e em toda a Casa Legislativa apoio para que esse trabalho não pare. Meu eterno abraço e gratidão a todas que estão sendo homenageadas nesta noite”, assinalou Raizer.



Homenageada Veraide Eloí Gehm Hinkel

Nascida em 1960, em Novo Hamburgo, Veraide Eloí Gehm Hinkel precisou deixar os estudos ainda pequena para auxiliar a família com as despesas do lar, compartilhado com os pais e oito irmãos. Aos 11 anos, trabalhava com faxinas, e três anos depois conseguiu o primeiro registro na carteira. Novas oportunidades em áreas distintas a levaram para Confeitaria Schein e Relojoaria Universal. O trabalho social esteve muito presente durante toda a sua vida, primeiro sendo ajudada por pessoas que se tornaram relevantes para a sua própria formação e, posteriormente, sendo a sua vez de ajudar. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, no Bairro Rondônia, foi a sua âncora em todos os momentos da vida. Trabalhou no voluntariado da assistência social da comunidade por muitos anos, e foi presidente da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). Além do serviço comunitário específico, integra os projetos propostos pela Associação Evangélica de Ação Social – AEVAS, em Novo Hamburgo, junto ao marido.

“De uma maneira ou outra, estas mulheres estão sempre se dedicando às instituições e suprindo as demandas da comunidade. É merecida essa homenagem a todas que aqui estão”, disse Ica, ao expressar a tristeza pelos altos índices de violência contra as mulheres no Brasil e no mundo.


Homenageada Lucila Franzen

Natural de Picada Café, Lucila Klauck Franzen nasceu em julho de 1939, sendo a homenageada mais idosa a receber o Título Mulher Cidadã na edição de 2022. Com oito anos de idade, mudou-se com a família para Novo Hamburgo, onde reside até hoje. Realizou as atividades profissionais de cuidadora, secretária e, por 21 anos, trabalhou no setor de contabilidade da Empresa Becker. Durante 25 anos, foi presidente do Clube dos Idosos do Bairro Primavera, onde desenvolveu um importante trabalho de socialização e integração.

“É uma honra para nós mulheres poder homenagear outras mulheres. O homem machão para mim é o que trata bem as mulheres. Os outros nem podemos chamar de homens”, falou Semilda dos Santos - Tita (PSDB) que é procuradora Especial da Mulher. Sobre a sua homenageada, ela destacou o trabalho incansável realizado pela Lucila e sua equipe. “Dançar na terceira idade contribui para a saúde física e emocional, como ela mesmo diz. Lucila e sua equipe cuidavam dos idosos para que eles vivessem felizes e mais saudáveis. Que bem que você fez para o Clube do bairro Primavera e para muitos outros. Nada pode apagar essa história. Ficarão sempre em nossa memória e coração. Te agradeço ao trabalho voluntário que sempre desempenhou”, disse a vereadora.


Homenageada Eliane Terezinha dos Santos

Eliane Terezinha dos Santos nasceu no interior de Santo Antônio da Patrulha em 1962. No começo da década de 1980, mudou-se para o município de Novo Hamburgo e deu continuidade ao trabalho na área de contabilidade que já desenvolvia em sua cidade natal. Nesse período, descobriu um lar de idosos em condições bem precárias localizado no final da rua Campo Bom, no bairro Canudos. Juntamente ao marido, Eliane começou a realizar trabalho voluntário no local, distribuindo, inclusive, almoços para todos os internos aos domingos. A dedicação e esforço chegaram aos ouvidos da primeira-dama da época, Dona Ercita, esposa do então prefeito Atalíbio Antônio Foscarini. Nesse mesmo período, Eliane formou-se técnica em Enfermagem, e, no dia 13 de março de 1993, a voluntária passou a comandar um novo espaço de acolhimento, o Lar Doce Lar Vô Janga, que atualmente conta com 39 internos e 18 funcionários.

“Fortes emoções, ouvindo sobre o trabalho destas mulheres”, disse o vereador Vladi Lourenço (PSDB) ao ler a trajetória da sua homenageada. “Mulher, guerreira, você pode ser o que quiser. Basta ser livre e ser você. Feliz Dia da Mulher”, lembrou o parlamentar. 

O vereador Ico Heming (PDT)que assumiu a vereança nesta semana enquanto Fernando Lourenço está licenciado, prestigiou a homenagem da tribuna de honra. Os parlamentares Sergio Hanich (MDB) e Fernando Lourenço (PDT) deixaram saudações por escrito às homenageadas.

Justificativas 

“Através deste comunicado venho cumprimentá-las pelo justo reconhecimento por suas trajetórias exemplares. Não me faço presente na solenidade por conta de um compromisso pré-agendado. Parabéns a todas e um grande abraço do vereador Serjão”, ressaltou.

“Nobres mulheres neste dia laureadas com o título de Mulher Cidadã, deixo meus parabéns pela justa homenagem que vocês recebem nesta noite. Peço desculpas pela minha ausência devido a uma viagem pré-agendada. Um abraço do vereador Fernandinho Lourenço”, justificou. 

Mulheres Cidadãs 2022

As 11 mulheres agraciadas com o título receberam um quadro das mãos do vereador proponente da homenagem. Confira na íntegra o que elas sentiram e disseram durante a honraria: