Moradores do bairro São Jorge reclamam da dificuldade de acesso a unidades de saúde

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/11/2018 18h58
07/11/2018 – A Comissão de Saúde recebeu na última segunda-feira, 5 de novembro, um grupo de moradores do bairro São Jorge que relatou uma série de transtornos ocorridos desde a suspensão dos atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) São Jorge em abril deste ano. Os usuários do bairro passaram a ser recebidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Kunz, em Hamburgo Velho, e, desde o final de outubro, também na recém-inaugurada USF Kraemer, no São Jorge. Eles reclamam, porém, que as linhas de ônibus que atendem o bairro não passam em frente às duas unidades, o que dificulta o acesso, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.
Moradores do bairro São Jorge reclamam da dificuldade de acesso a unidades de saúde

Foto: Anderson Huber/CMNH

A principal reivindicação dos cidadãos é pela instalação de um novo posto de saúde no bairro. Enquanto isso, eles pleiteiam a criação de uma linha de transporte público ou uma alteração de itinerário que contemple as unidades e o bairro São Jorge, com trânsito em diferentes horários. A comissão agendará uma reunião junto ao diretor de Transportes Públicos da Prefeitura, Leandro de Bortoli, e o diretor de Mobilidade Urbana, Nelson Dietrich Jr., para repassar a demanda. “Nossa proposta é intervirmos junto ao Executivo para garantir melhores condições de deslocamento até a unidade de saúde, facilitando principalmente para idosos que têm uma dificuldade maior para se locomover”, explicou o presidente da Comissão de Saúde, Enfermeiro Vilmar (PDT). O encontro deve ocorrer já na próxima segunda-feira, dia 12, a partir das 16 horas.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.