Moradores do bairro Primavera voltam a relatar problemas no viaduto Ayrton Senna

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/08/2018 19h53
03/07/2018 – Após levarem a demanda à Comissão de Segurança Pública, a Associação de Moradores do Bairro Primavera reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 2 de julho, com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Novo Hamburgo para reforçar o pedido de atenção aos cidadãos que precisam atravessar a BR-116 pelo viaduto Ayrton Senna da Silva ou pela passarela adjacente. Conforme o relato, a falta de manejo da vegetação e o depósito irregular de entulhos têm proporcionado cobertura para a prática de ações criminosas no local.
Moradores do bairro Primavera voltam a relatar problemas no viaduto Ayrton Senna

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

A presidente da associação, Juliane Lopes, e o vice, Karl Frank, apresentaram um cenário de assaltos e crimes sexuais que tem amedrontado pedestres que utilizam a travessia, principal via de ligação dos bairros Primavera, Petrópolis e Boa Saúde à região central da cidade. Juliane ressaltou que a ausência de um planejamento ambiental adequado tem transformado a área em um “problema verde” e pediu uma rápida ação do poder público. “Essa vai se tornar a nova cracolândia da Grande Porto Alegre”, lamentou.

A presidente sugeriu a pactuação de um termo de fomento junto à Prefeitura que conceda a manutenção do local à Associação de Moradores em troca de auxílio financeiro. Segundo ela, o acordo começou a ser alinhavado ainda em 2016, mas a aproximação ao período eleitoral teria impedido sua celebração. Desde então, as conversas não avançaram. “Nós queremos assumir aquela área, mas precisamos que a Prefeitura nos repasse um valor para custear o serviço”, explicou. Frank salientou que um maior cuidado com a travessia traria impactos positivos para além da questão da segurança. “Não há, nas entradas das cidades da região, área verde tão bonita”, destacou.

A Comissão de Meio Ambiente, composta pelos vereadores Vladi Lourenço (PP), Nor Boeno (PT) e Patricia Beck (PPS) – que não pôde comparecer à reunião –, acertou com a Associação de Moradores uma vistoria conjunta ao local na manhã desta sexta-feira, 6 de julho, a fim de averiguar as reais necessidades de manejo ambiental e retirada de entulhos e interceder junto ao poder público.

Leia também: Associação de moradores relata crimes no viaduto Ayrton Senna e cobra manejo da vegetação

Assista: Reportagem da TV Câmara mostra insegurança na travessia da BR-116 no bairro Primavera

Abandono de veículos

Ao final da reunião, os vereadores também analisaram o Projeto de Lei nº 47/2018, proposto por Enio Brizola (PT), que proíbe o abandono de veículos, carcaças, chassis ou quaisquer outras partes de automóveis em vias públicas por prazo superior a 20 dias, contados a partir da constatação por agente municipal. O texto foi aprovado pelos dois parlamentares presentes, mas ainda aguarda parecer da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana antes de poder ir a plenário.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Meio Ambiente se reúne às segundas-feiras, a partir das 16 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.