Moção sugere adoção de canteiros às margens do arroio Luiz Rau

por Maíra Kiefer última modificação 23/06/2021 22h33
23/06/2021 – Na última semana, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou moção de apelo à Trensurb para que permita a adoção de espaços públicos localizados ao longo da linha do trem por parte da iniciativa privada. Nesta quarta-feira, 23, os parlamentares concordaram com o envio de um novo documento ao diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto. O texto, elaborado por Gerson Peteffi (MDB) e com as assinaturas também das vereadoras Lourdes Valim (Republicanos) e Sandra Regina (PDT), pede especial atenção para a adoção dos canteiros laterais ao arroio Luiz Rau, no trecho entre a rua Cinco de Abril e a avenida Primeiro de Março.
Moção sugere adoção de canteiros às margens do arroio Luiz Rau

Foto: Jaime Freitas/CMNH

 “A Administração trabalha há vários anos motivando a iniciativa privada para a contribuição de melhorias tanto na urbanização quanto no aumento da segurança em locais públicos. A parceria público-privada possui importante atuação na manutenção e valorização dessas áreas. Esses ‘canteiros’ às margens do arroio Luiz Rau possuem grande viabilidade para adoção pelas empresas situadas ao longo do trajeto”, considera Peteffi.

Ao ocupar a tribuna, o vereador informou ter se inspirado na moção aprovada na semana passada, que pedia que o poder público fizesse parcerias com as empresas para possibilitar pintura e melhoramento das vigas e colunas das estruturas da Trensurb. Durante sua exposição, o vereador mostrou imagem na qual aparece na beira do arroio: “estou a 30 centímetros de cair na água, outras pessoas já sofreram queda no local . E não faleceram ou se quebraram por um milagre, porque o nível estava baixo. Há pequenas contenções para que o carro não invada, mas é possível notar que estão protegendo a coluna, não, os cidadãos”. Ele apontou que há um espaço, que, inclusive, seria suficiente para que um veículo caísse. “É questão de tempo”, alertou o vereador, lamentando que a Trensurb não tenha concluído a obra.

Peteffi relatou que tem despacho do Ministério Público Federal, com justificativa da empresa de que não haveria nada a fazer no local por já ter finalizado os trabalhos. “Pedi um passeio público nesse trecho, e foi contra-argumentado que seria perigoso, pois as pessoas poderiam bater a cabeça nos pilares", comentou em tom irônico, pedindo que pelo menos empresas privadas possam solucionar o problema, construindo uma murada para proteger pessoas e animais.

Leia na íntegra a Moção nº 49/2021.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.