Moção parabeniza trabalho realizado pelas categorias de base do Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/07/2021 23h35
19/07/2021 – O Gauchão Sulicampe 2020 conheceu este mês os campeões em nove categorias para atletas de até 20 anos de idade. As partidas finais foram realizadas nos dias 10 e 11 na cidade de Estância Velha. Quatro dos troféus foram levantados pelo Esporte Clube Novo Hamburgo. As conquistas motivaram a elaboração de uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores. O documento, assinado por Vladi Lourenço (PSDB), enaltece o trabalho realizado pelo Noia na formação de atletas. O texto foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 19, e será encaminhado à coordenação das categorias de base do clube.
Moção parabeniza trabalho realizado pelas categorias de base do Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Anilado subiu ao lugar mais alto do pódio nas modalidades sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16. Os torneios tiveram início no final do ano passado, mas foram concluídos apenas em 2021. As competições contaram com outras equipes tradicionais do futebol gaúcho, como o Cruzeiro, de Cachoeirinha, e o São José, de Porto Alegre. O Americano, clube amador do bairro Canudos, mas com forte trabalho na base, também enviou seus atletas. Além dos quatro títulos, o Noia também ficou com o vice-campeonato na categoria sub-10 e teve o melhor jogador da competição sub-17, o volante Leonardo Mello Müller da Silva.

Ito Luciano (PTB) destacou a importância do esporte na formação de cidadãos, mas salientou que, no caso do Novo Hamburgo, o trabalho de base precisa ir além. “O Noia precisa criar profissionais que baratearão no futuro os custos do clube. O que não pode haver é gente se aproveitando desse trabalho de formação”, pontuou o vereador. Joel Gross (PSDB) lamentou o processo de extinção dos campinhos de futebol, outrora espalhados pela cidade. “Hoje, as categorias são formadas dentro dos clubes, onde os mais humildes não conseguem chegar, porque tem uma mensalidade a ser paga, e isso dificulta. Meu sonho ainda é a volta dos campinhos de várzea”, acrescentou o parlamentar.

As finais do Gauchão Sulicampe 2020:

- Sub-10: Cruzeiro 3x0 Novo Hamburgo

- Sub-13: São José 1x1 Novo Hamburgo (3x4 nos pênaltis)

- Sub-14: São Jose 0x1 Novo Hamburgo

- Sub-15: Novo Hamburgo 3x0 Gramadense

- Sub-16: Novo Hamburgo 1x0 Estância Velha

Leia na íntegra a Moção nº 64/2021.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: