Moção parabeniza capacitação de bombeiros em atendimento pré-hospitalar

por Tatiane Souza última modificação 21/07/2021 20h04
21/07/2021 – O médico e vereador Gerson Peteffi (MDB) elaborou moção de aplauso ao Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo por disponibilizar treinamento a 24 de seus agentes em atendimento pré-hospitalar e suporte básico de vida. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta quarta-feira, 21. Peteffi salienta a importância da medida para ampliar o número de profissionais capacitados para atendimentos em situações de urgência. A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) pediu para assinar junto a proposição.
Moção parabeniza capacitação de bombeiros em atendimento pré-hospitalar

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Peteffi destacou a importância da ação que garantirá capacitação para casos de urgência e emergência em atendimentos de trânsito em Novo Hamburgo. Conforme ele, os Bombeiros já estão acostumados a lidar com grandes incêndios, como o que atingiu recentemente a sede da Secretaria de Segurança Pública em Porto Alegre. “Agora, esses profissionais vão também poder atuar junto a Samu e à Guarda Municipal. Eles retornam com capacitação, estudos, técnicas mais apuradas e atendimento pré-hospitalar”, frisou. Segundo o vereador, quando um paciente chega ao hospital com fraturas graves e embolia pulmonar, por exemplo, o prognóstico é muito desfavorável quando não há um bom atendimento pré, ou seja, no local do acidente. “É preciso muita técnica e até sangue frio para agir corretamente e minimizar a situação”, acrescentou o parlamentar. 

Ito Luciano (PTB) parabenizou o autor pela iniciativa e reconhecimento aos Bombeiros e pelo amplo conhecimento que Peteffi tem na área da saúde. 

Lourdes Valim parabenizou Peteffi pela sensibilidade em propor a ação. “São merecedores, homens e mulheres salvando vidas nas ruas, em situações chocantes. Parabéns a esses heróis que salvam milhares de vidas, dia após dia, no fogo e, agora, no trânsito”, afirmou.

“Essa atuação complementará o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em especial nos casos que envolvam traumas, trazendo grande benefício à saúde da população hamburguense”, escreve o vereador. A capacitação, com carga total de 28 horas, se estende ao longo do mês de julho. O curso mescla etapas teóricas com atividades práticas, incluindo simulações de atropelamentos, colisões, quedas e mal súbito. 

Leia na íntegra a Moção nº 65/2021. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.