Moção exalta parceria entre Prefeitura e Feevale para ampliação de atendimentos odontológicos

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/07/2021 20h07
28/07/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale inauguraram na última semana a ampliação dos consultórios odontológicos instalados nas USFs Kraemer e Operário. Além da cedência de novos equipamentos, a parceria com a instituição de ensino proporcionará a atuação supervisionada de estudantes do curso de Odontologia na realização de procedimentos como limpeza, restaurações e extrações simples. Entusiasta da iniciativa, o vereador Fernando Lourenço (PDT) elaborou moção de aplauso às duas partes. O documento foi aprovado por unanimidade em plenário nesta quarta-feira, 28.
Moção exalta parceria entre Prefeitura e Feevale para ampliação de atendimentos odontológicos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Os serviços odontológicos prestados por profissionais da rede municipal já estão disponíveis nas duas USFs, mas apenas para casos de urgência. Os atendimentos eletivos devem ser retomados nos próximos dias. Já a atuação dos alunos da Universidade Feevale iniciará a partir do retorno às aulas, em agosto. “Essa parceria complementará o trabalho já realizado nas unidades de saúde, trazendo novos profissionais e equipamentos e aumentando a qualidade e agilidade no atendimento à população hamburguense”, comemora Fernando.

Durante a sessão, a Moção nº 73/2021 recebeu ainda a assinatura dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Gerson Peteffi (MDB), Ito Luciano (PTB), Ricardo Ritter (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB). “Essas parcerias são muito importantes para Novo Hamburgo e deveriam servir de modelo para novas iniciativas. É um investimento pequeno para o Executivo, mas que beneficiará muitas pessoas”, enalteceu Coller. Ica complementou lembrando que a Universidade Feevale tem sido uma parceira importante do Município em diferentes áreas ao longo dos últimos anos.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.