Moção critica fechamento de agência do Banrisul no bairro Rincão

por Tatiane Souza última modificação 23/11/2021 00h35
22/11/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 22, moção assinada pelo vereador Enio Brizola (PT) que manifesta repúdio ao encerramento das atividades da agência do Banrisul localizada no bairro Rincão. De acordo com o parlamentar, a decisão deixará desassistida a região oeste da cidade, que soma cerca de 30 mil habitantes e um grande número de micro e pequenas empresas. O documento, assinado por todos os parlamentares, será enviado à superintendência regional do banco.
Moção critica fechamento de agência do Banrisul no bairro Rincão

Foto: Daniele Souza/CMNH

É uma manifestação de repúdio não só do vereador, mas de toda a comunidade, do comércio, das micro e pequenas empresas. Foi uma luta muito grande conquistarmos essas duas agências Banrisul e Caixa Federal para essa região. Foi mandada uma carta para os correntista, sem diálogo, e, em um ato brutal, desmancharam a agência, uma desconsideração. Uma infeliz decisão de um banco que vem se preparando para ser privatizado”, destacou. Brizola defende que os impactos negativos não se restringirão aos bairros Boa Saúde, Petrópolis, Primavera e Rincão, que compõem a zona oeste do município. “O fechamento provocará ainda mais aglomerações e superlotações na agência localizada no Centro. Terá um impacto negativo também no trânsito, pois aumentará os deslocamentos das pessoas à região central da cidade”, prevê o vereador.

Darlan Oliveira (PDT) pediu para assinar junto a moção e destacou o prejuízo que as pessoas terão na região. “Repudio também esta forma irresponsável que a agência agiu”, disse. O presidente Raizer Ferreira (PSDB) solicitou para assinar a proposta. “Temos pouco poder em reverter, como vereadores, essa situação, tomada de forma abrupta, sem conversar com a comunidade, sem pesar o quanto prejudicaria as pessoas. Entramos em contato com o banco, e pouco ou nada de informação existe para respaldar a decisão”, apontou. 

A Moção nº 94/2021 ressalta ainda o descontentamento da população local. “Inúmeros correntistas da agência estão indignados com o encerramento das atividades e esperando que haja uma maior reflexão acerca dessa infeliz decisão, que vai na contramão da promoção do desenvolvimento local da região oeste de Novo Hamburgo”, encerra o texto. Ao final da votação, todos os vereadores assinaram a moção de repúdio.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.