Mesa Diretora da Câmara convida senador Paim para abertura de Oficina Interlegis

por Jaime Freitas última modificação 13/04/2018 16h25
12/04/2018 – A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, representada pelo presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), e pelo 1º secretário, Enio Brizola (PT), participou da reunião na tarde desta quinta-feira, 12 de abril, com o senador gaúcho Paulo Paim (PT), que recebeu os parlamentares em seu escritório de trabalho no Estado, na cidade de Canoas. Entre os temas discutidos, os vereadores convidaram o senador para participar da abertura da oficina Interlegis, promovida pelo Senado Federal, que será realizada entre os dias 18 e 19 de junho deste ano, no Plenário da Câmara de Novo Hamburgo.
Mesa Diretora da Câmara convida senador Paim para abertura de Oficina Interlegis

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

A oficina será sobre licitações e contratos e abordará conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases interna e externa das licitações, com vistas a uma preparação mínima para a atuação de servidores em áreas administrativas relacionadas ao processamento de compras e contratos públicos. Essa é a segunda oficina Interlegis que será realizada na Câmara. A primeira aconteceu no dia 5 de novembro de 2017. Paim intercedeu junto ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para a realização de ambas.

A Mesa Diretora ainda solicitou ao senador apoio para que o Interlegis realize mais duas oficinas em Novo Hamburgo, uma sobre “Comunicação Legislativa” e outra sobre “Processo Legislativo”. A ideia é promover as atividades no segundo semestre deste ano.

“Fizemos uma boa parceria no ano passado, que vem dando frutos para a comunidade hamburguense e para os órgão públicos da região do Vale do Rio dos Sinos. Buscamos hoje aqui ampliar esses laços com o Senado Federal e com o Interlegis, para oferecer aos servidores públicos e cidadãos interessados em participar das oficinas, mais opções de temas de interesse da administração pública”, disse o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun. 

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e existe desde 1997. Operou em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), até abril de 2015.

O objetivo é fortalecer institucionalmente o poder legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.

Sem custos para as casas parceiras, o programa disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela comunidade legislativa.

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas (Portal Modelo); seu armazenamento no datacenter do Programa (hospedagem); a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio .leg.br); além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL).