Roque Serpa destaca trabalho das comunidades terapêuticas no combate à drogadição

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/06/2022 20h59
22/06/2022 – No próximo domingo, 26, é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, busca conscientizar a população sobre os problemas desencadeados pelo consumo dessas substâncias e planejar ações de enfrentamento ao tráfico e à dependência química. Para ampliar a discussão sobre o tema em Novo Hamburgo, o presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, Roque Serpa, utilizou a tribuna da Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 22.
Roque Serpa destaca trabalho das comunidades terapêuticas no combate à drogadição

Foto: Moris Musskopf/CMNH

O pastor salientou que o segmento completa 53 anos de atuação em 2022. Olhando para o cenário nacional, vemos em um contexto de evolução as políticas públicas sobre drogas. Mas, antes do SUS e das políticas públicas, foram as lideranças religiosas que trouxeram resposta para essa demanda. Hoje, são quase 100 mil pessoas atendidas nas comunidades terapêuticas no Brasil. Aqui no estado, são em torno de 7,2 mil pessoas acolhidas, entre homens e mulheres”, mensurou.

Em abstinência há quase três décadas, Serpa falou sobre seu processo de transformação a partir de passagem em comunidade terapêutica e ressaltou a metodologia dos espaços, sustentada em um tripé formado por trabalho, disciplina e espiritualidade. “Essa estratégia, há mais de 50 anos, tem sido a mais eficaz no sentido da recuperação, prevenção e reinserção social”, frisou.

Vice-prefeito do município entre 2013 e 2016, o presidente da federação enalteceu avanços gradativos nas políticas relacionadas ao setor. Em Novo Hamburgo, criamos a lei municipal da política sobre drogas, instituímos um fórum permanente de debate e lançamos edital para a contratação de vagas em comunidades terapêuticas”, relatou.

Após seu pronunciamento, diversos vereadores solicitaram espaço de fala para elogiar o serviço prestado pelas entidades na recuperação de cidadãos que haviam perdido a luta contra as drogas. “É preciso louvar todo esse trabalho desenvolvido nas comunidades terapêuticas. Para as famílias que convivem com o problema, em todas as camadas sociais, trata-se de uma luta permanente. A juventude, até por falta de opções, acaba levada para um caminho que se torna quase sem volta”, comentou Enio Brizola (PT). “Vocês fazem um trabalho necessário e que não é nada fácil”, emendou Cristiano Coller (PTB), presidente do Legislativo.

Primeiro-secretário da Mesa Diretora, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) pontuou a importância das comunidades terapêuticas na tentativa de frear o número de dependentes químicos no país. Esse é um trabalho muito árduo. São pessoas que se empenham para reduzir o sofrimento da população”, afirmou. “Obrigado por cuidarem de tanta gente”, sintetizou Felipe Kuhn Braun (PP).

Os vereadores tucanos Raizer Ferreira e Tita direcionaram seus comentários para Roque Serpa e sua equipe de colaboradores. Quero parabenizar o trabalho de vocês nesse tratamento. Obrigado por tudo o que vocês devolvem para o município de Novo Hamburgo”, iniciou Raizer. “Temos gratidão por todo esse trabalho que tu tens feito. Quantas famílias resgataram seus filhos pelo trabalho da tua comunidade”, colaborou Tita, que alertou para o que considera um princípio de cracolândia em Novo Hamburgo. “É uma coisa muito mais grave do que imaginamos.”

Lourdes Valim (Republicanos) acompanhou a manifestação de seus colegas e elogiou Roque Serpa por retribuir o atendimento que obteve em uma comunidade terapêutica. “Nesses 29 anos de recuperação, você teve a honra de salvar muitas pessoas não apenas do vício, mas também da morte”, sublinhou a vereadora.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.

registrado em: