Legislativo lança revista sobre seminário de desenvolvimento econômico

por Maíra Kiefer última modificação 18/11/2019 17h08
30/01/2019 – Em janeiro de 2019, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo lançou a revista Novos Rumos, que aborda o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, promovido nos dias 4 e 5 de julho na sede do Legislativo. O material, elaborado pela equipe de Comunicação do órgão, reúne uma série de matérias produzidas durante a cobertura dos debates, além de depoimentos e avaliações sobre a atividade. O evento foi promovido pela Câmara, em uma iniciativa da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) em parceria com a Escola do Legislativo, e contou com o apoio do Instituto Liberato e da Universidade Feevale.

“Há amarras que impedem o Legislativo de pôr em prática tudo aquilo que seria preciso ao Município. Por isso, a Casa do Povo deve reafirmar seu papel de promotora de grandes debates. Além de fiscalizadores, somos representantes da sociedade e, como instituição, a Câmara se insere em processos e fóruns que já se articulam para a chegada da nossa cidade a 2027, ano que marca o centenário de sua emancipação política”, analisou o então presidente Felipe Kuhn Braun (PDT).

Várias entidades se reuniram para a realização e promoção do evento: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Prefeitura de Novo Hamburgo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A atividade contou com a participação especial do conferencista Luiz Gonzaga Belluzzo, formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social e doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além dele, realizaram palestras o economista Carlos Paiva, coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat; Carolina Rostirolla, gestora de projetos da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae; Heitor Klein, presidente da Abicalçados; Felipe Menezes, professor e pesquisador da Universidade Feevale; Evandro Fontana, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS; Paraskevi Bessa-Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo; Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale; Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal; Marcus Coester, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha; Robinson Klein, vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI); Enio Brizola, vereador e presidente da Comissão de Finanças da Casa; André da Rocha, presidente do Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo e diretor-presidente da Orisol do Brasil; Cenira Verona, gestora de Projetos e Inovação da Killing; Vinícius Prado, diretor da empresa Tente; e Ramon Hans, diretor da Fundação Liberato. Mediaram as discussões Marco Copetti, gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae; Flávio Stein, vice-presidente de economia da ACI; e Pedro Giehl, professor da Fundação Liberato. O público, presente em grande número, fez uma série de questionamentos durante as apresentações.

Clique aqui para acessar e baixar o PDF.

Clique abaixo para visualizar a versão folheável: