Legislativo homenageia cidadãos e entidades pela manutenção de espaços públicos

por Tatiane Souza última modificação 29/09/2022 17h45
28/09/2022 – O Prêmio Primavera foi entregue na tarde desta quarta-feira, 28, a moradores e entidades públicas e privadas que se dedicam à manutenção e conservação de praças, canteiros e calçadas da cidade. Criada em 2009, por meio da Lei nº 2013, a honraria em 2022 reconheceu a iniciativa e o esforço de sete cidadãos e duas empresas de Novo Hamburgo que se dedicam ao longo do tempo em tornar a cidade mais limpa, bonita e agradável. As indicações foram todas feitas por vereadores e aprovadas por unanimidade em plenário.
Legislativo homenageia cidadãos e entidades pela manutenção de espaços públicos

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Leia a Lei 2013/2009 na íntegra

- Alcenira e Marcos Stoffel (indicações da vereadora Tita): zelo pelas floreiras da Paróquia São José, no bairro Primavera. “É um prêmio através do qual as pessoas mostram um exemplo para toda a nossa sociedade. Vou falar de duas pessoas muito especiais, fundamentalmente para o bairro Primavera”, disse a parlamentar no início de seu discurso. Tita leu o histórico de vida dos dois homenageados e destacou pontos importantes de suas trajetórias.Seu Marcos, a vida toda sempre tirou tempo, como a dona Alcenira, a Nira, para zelar pelos jardins da igreja, e de outros espaços, como a rua Presidente Lucena, na qual cuidam dos animais e retiram os lixos. Para nós, é uma honra falar de vocês, que são, certamente, orgulho para seus filhos e às novas gerações”, disse. 

- Bruno Schilling (indicação do vereador Eliton Ávila): revitalização de espaços públicos a partir da produção de murais e pinturas, especialmente dos pilares do trem da área central do município, da Praça Punta Del Este até a avenida 7 de Setembro. “Muitas vezes, não sabemos todo o trabalho que o artista desenvolve. O Bruno tem deixado nossa cidade mais bonita e colorida”, destacou o vereador suplente Ávila, em seu nome e do titular Ito Luciano. “Não é de hoje, é desde criança que existe essa paixão pela arte e, através da sua criação, como a tua mãe, ingressou na faculdade, mas teve o entendimento que a tua vocação era essa. É uma homenagem justa. Novo Hamburgo era uma cidade e, após esse olhar especial, tu vem deixando nossa cidade mais linda. Temos muito orgulho de tu ser natural daqui”, enfatizou. 

- Casa das Tintas (indicação do vereador Cristiano Coller): manutenção e conservação do canteiro central da avenida Primeiro de Março em frente à sede da empresa, no bairro Liberdade. Presidente do Legislativo hamburguense, Cristiano Coller (PTB) ressaltou que, embora singelo, o reconhecimento é muito importante. “Essas empresas e pessoas fazem muito pela nossa cidade. Onde o poder público não consegue chegar, vocês chegam”, disse. Essa homenagem é 50% da Casa das Tintas e 50% é da comunidade que comprou a ideia e transformou o espaço em um local lindo e agradável. Achei uma atitude louvável, cada pessoa que contribuiu ter colocado o seu nome nos pneus que decoram o lugar”, destacou. 

- Clausi Nunes (indicação do vereador Gerson Peteffi): conservação de praça na rua Joelma Teresinha Ferreira, no bairro Lomba Grande. “Hoje estão aqui cidadãos que tiram tempo para ajudar a cidade a ficar mais bonita, florida e organizada. O seu Clausi mora em Lomba há 40 anos e é o patrono daquela praça. Um homem que com seus recursos próprios tira tempo do seu dia a dia para cuidar de uma praça extensa e torná-la habitável. É um cidadão despojado e que manteve essa praça arborizada e linda, fazendo com que nossa cidade ficasse mais carinhosa, afável aos que residem e se descontraem por lá”, enfatizou. 

- João Carlos Belmont (indicação do vereador Raizer Ferreira): zelo pelas plantas e limpeza no entorno do Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Tenho um orgulho muito grande em te homenagear. Um homem de 77 anos, aposentado há 5 anos, que mora sozinho, sem filhos, mas que cuida dos jardins da Prefeitura e do seu pátio, de forma voluntária, porque decidiu que não pararia de trabalhar”, disse o vereador. Raizer mostrou um vídeo gravado pro vários amigos do homenageado, que já recebeu inúmeros convites para trabalhar de forma particular e nunca aceitou. 

- Tecnolar GM Kasper (indicação da vereadora Lourdes Valim): manutenção de trecho do canteiro central da avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, no bairro Ideal, e da rotatória em frente ao Colégio Marista Pio XII. “Com muita honra, entrego o Prêmio Primavera a uma empresa que defende a entrada da nossa cidade, lugar que abriga o símbolo histórico que é o Monumento ao Sapateiro, com muito carinho há sete anos. A Tecnolar está sempre investindo e cuidando da manutenção deste e de outros locais. Parabéns pela humildade, pelo carinho e empreendedorismo na cidade”, afirmou Lourdes Valim. 

- Telmo Alves Santos (indicação do vereador Darlan Oliveira): zelo pela praça localizada na avenida Victor Hugo Kunz, em frente ao número 857, no bairro Hamburgo Velho. O parlamentar lembrou que a honraria é merecida. “Estou muito agradecido pela sua presença aqui”, disse, ao mostrar em vídeo o local, repleto de plantas, espaço para a produção de adubo e para a construção de uma praça pet. “Vai trazer muita alegria para essa região. Tu faz um excelente trabalho, muito obrigado, te parabenizo pelo cuidado da praça”, salientou. 

- Paulo Killing (indicação do vereador Gustavo Finck): auxílio na aquisição e plantio de árvores junto à ciclovia Victor Nicolau Körbes, na avenida Nações Unidas. A premiação será entregue ao homenageado em outro momento.


Confira na galeria de imagens todas as fotos da premiação:

Prêmio Primavera