Legislativo homenageia Abefi por seus 50 anos

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2018 19h50
22/08/2018 – Os vereadores dedicaram o início da sessão desta quarta-feira, 22 de agosto, para destacar o trabalho assistencial e socioeducacional prestado pela Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi) ao longo de 50 anos, completados no último dia 6. A homenagem ao aniversário da entidade, com sede no bairro Industrial, foi proposta pela bancada do PDT na Câmara, composta por Enfermeiro Vilmar e Felipe Kuhn Braun, e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. Felipe usou a tribuna para destacar a importância da entidade e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. “Vocês fazem o papel que o Estado muitas vezes não faz, atuando também no meio em que as pessoas vivem. Fazem a diferença e, por isso, essas décadas de história devem ser registradas e reconhecidas. A fé nos dá força e a esperança nos move. Acreditamos em dias melhores para as nossas comunidades e, nesta caminhada, estão vocês. Muito obrigada por todo o trabalho realizado”, destacou o parlamentar.
Legislativo homenageia Abefi por seus 50 anos

Crédito: Giovani Gafforelli/CMNH

Raul Cassel falou em nome da bancada do MDB. “Eu acredito em demonstrações de reconhecimento como essa. Esses dias, recebemos um email dizendo que perdemos tempo em fazer homenagens aqui na Câmara, mas o que muitas pessoas não se dão conta é que ao longo desses anos todos, há pessoas que dedicam seu tempo de vida e seu voluntariado em prol do seu semelhante. Nos cabe parabenizar por essa dedicação continuada, de todos que fizeram parte desta história, deixando seu legado. Nós precisamos ter a continuidade disso. Parabéns. Vocês ainda têm muito trabalho para nortear”, ressaltou Cassel. 

Professor Issur Koch falou em nome da bancada dos progressistas e do vereador Gabriel Chassot (Rede). “Hoje, se homenageia uma entidade que há mais de 50 anos dedica sua vida ao próximo, sem visar ao lucro. E isso deve ser reconhecido em dobro. Quero salientar o trabalho que vocês realizam junto a algumas escolas de Educação Infantil do Município. O amor que os alunos e os funcionários têm pela Abefi é contagiante. É importante que a sociedade perceba e direcione o seu olhar e a sua ajuda a instituições como a Abefi”, disse o parlamentar, ao pedir doações de recursos através do Imposto de Renda, depósito bancário, boleto, nota gaúcha e voluntariado. “É mais fácil doar dinheiro do que seu tempo e energia. As crianças também precisam desse tipo de ajuda, da dedicação das pessoas, da doação do tempo. Que possamos cada vez mais abraçar entidades que seguem nos abraçando diariamente”, apontou Issur. 

Felipe Kuhn Braun entregou um quadro de homenagem a vice-presidente da Abefi, Lori Schmidt, a Rafael Eckhard e ao Pastor Carlos Eduardo Müller Bock. O pastor usou a tribuna para agradecer o reconhecimento. “Temos de comemorar porque é uma história bonita, de gente dedicada. Quando falta dinheiro, as pessoas se reúnem para trabalhar”, contou o pastor. Ele também fez um histórico da trajetória da instituição no decorrer das décadas. “Homenagens como essa são muito importantes para valorizar o trabalho e a atuação de muitas pessoas e entidades. Trabalhem, deixem os ranços de lado, honrem os votos que receberam. Sejam solidários. Todos precisamos viver em uma sociedade melhor. E esse é um dos objetivos da Abefi”, concluiu Bock. Lori comemorou, por fim, que em 2018, a Abefi foi agraciada com verbas do Criança Esperança. 

Por fim, o vereador Enio Brizola colocou a Mesa Diretora e Câmara à disposição da entidade para a divulgação de projetos e futuras ações. 

A Abefi

A Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi) surge em 1968 com a proposta de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo oportunidades para novas escolhas e o endereçamento a uma vida digna. Com foco em educação e transformação social, a entidade, por meio da mobilização de pessoas e recursos, garante ensino, assistência e alimentação a um total de quase 500 pessoas, além de capacitar anualmente cerca de 200 adultos em cursos de qualificação profissional e serviços de fortalecimento de vínculos. 

A Abefi atende diariamente mais de 1,5 mil pessoas, fornecendo 50 mil refeições gratuitas e 4.120 mamadeiras mensais através de suas diferentes unidades: Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, Ação Encontro, Casas de Acolhimento Anjo da Guarda e Girassol, Centro de Defesa e Proteção Social Lar Padilha, Colégio Sinodal da Paz, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Leonel de Moura Brizola e Vila das Flores e Escola de Educação Infantil da Paz.