Jurema Guterres será a quarta mulher a receber o título de Cidadã de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 21/12/2018 11h53
04/12/2018 – A maior distinção outorgada pela Câmara de Novo Hamburgo será entregue em sessão solene na noite da próxima quinta-feira, 6 de dezembro. Pela quarta vez nos últimos 61 anos, o título de Cidadão de Novo Hamburgo será atribuído a uma mulher. Juíza aposentada e ex-secretária municipal, Jurema Reis de Oliveira Guterres será homenageada por sua longa trajetória profissional e pela interface de seu trabalho junto a projetos de inclusão social produtiva. A solenidade terá início às 19 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Indicada pelo vereador Enio Brizola (PT), Jurema teve seu nome acolhido pelos demais parlamentares em sessão secreta. “É uma cidadã hamburguense de coração que dedicou a sua vida para ajudar o próximo”, sintetizou Enio Brizola. Natural de São Francisco de Paula, Jurema nasceu em 7 de outubro de 1948. Com formação em direito e psicologia, atuou como juíza do trabalho e professora universitária. Por 12 anos, coordenou a Horta Comunitária Joanna de Ângelis, entidade que desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes.

Foi também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e curadora da Fundação Semear. Em 2007, Jurema Guterres recebeu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, concedido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Dois anos depois, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social, implementando projetos como a Fábrica da Cidadania e o Programa Catavida, além do Sistema Único de Assistência Social no Município. Jurema será a 44ª pessoa a receber o título de Cidadão de Novo Hamburgo, concedido pelo Legislativo desde 1957.

Confira a lista e um breve histórico de todos os Cidadãos.

registrado em: